SOBRE ONTEM DE MANHÃ

vettelxatiado

SÃO PAULO(muito nebuloso) – Vamos começar este pós-GP falando não de Rosberg e sua únição, mas com a Ferrari.

Quinto e nono, Raikkonen e Vettel. Dá para ser mais medíocre que isso? Bem, o fato é que a vice-campeã virtual começa a ver o duvidoso título em risco. A Red Bull emplacou um segundo e um quarto com Verstappen e Ricciardo, somando 30 pontos, contra 12 dos italianos. Na classificação, agora, a Ferrari tem 204 e a Red Bull, 198.

Durmam com um barulho desses em Maranello… Será um vexame se a equipe vermelha for ultrapassada. E querem saber? Será.

[bannergoogle]Aos pitacos de Silverstone, então.

– Outra que decepciona a cada corrida é a Williams. Ontem, zero ponto. E a Force India, que começa a mirar o quarto lugar entre as equipes, fez 14. São 19 pontos atrás, apenas. Nas últimas três provas, o time de Massa e Bottas fez 11 pontos. A equipe de Hülkenberg e Pérez anotou 31. Desse jeito, passa. E acho que vai passar, também.

– Sempre é bom registrar o “Piloto do Dia” escolhido pelos amigos internautas. Deu Verstappen, pela quarta vez no ano. Merecido.

– Agora, sobre o rádio de Rosberg. A Mercedes, como informado ontem, diz que vai apelar. Normalmente não dá em nada, mas como a discussão é ampla e há muitas dúvidas sobre a interpretação das regras, é melhor acompanhar de perto. Toto Wolff continua achando que tem razão. Eu também acho. Mas acho, sobretudo, que essas regras são estúpidas. Libera logo tudo, não faz sentido ter o rádio à disposição e restringir seu uso num universo quase infinito de possibilidades e necessidades de comunicação. Aliás, é o que acham alguns chefes de equipe como Christian Horner — um dos interessados, inclusive, já que seu piloto ganhou uma posição na Inglaterra.

– Ficou bastante gente em Silverstone para os testes de amanhã e depois. Sette Câmara estará lá pela Toro Rosso. Será o único brasileiro na pista, já que a Williams vai usar Bottas e Lynn e a Sauber está fora das atividades, porque não tem dinheiro. A ver.

pascalbatera

– E a festança do sábado, com show de rock e tudo? É tradição de Silverstone, cada vez mais bem organizada — antigamente era atrás do paddock num caminhão mambembe com Eddie Jordan na bateria. A Inglaterra vive um GP como ninguém. Na foto, Pascal Wehrlein nas baquetas. E pode até não parecer por conta do ângulo da foto, mas tem uma multidão assistindo. Multidão de verdade. É outro papo.

Comentários

  • Se alguns internautas dizem que o Kimi está na frente do Fettel mais pelos abandonos do que por competencia… deviam dizer que o Kimi não ganhou os títulos de 2003 (em cima do Schumy) e 2005 (em cima do Alonso) por causa da Mclaren que o deixou na mão… Além do que há dúvidas sobre a licitude da Renault de 2005…

  • Apesar de canalha, a melhor definição desta situação foi de Pat Symonds, ” É um esporte de equipe, então toda forma de comunicação deve ser liberada entre piloto e equipe”. Os pilotos estão lá para pilotar, não para decorar manuais de troubleshoting, se ocorrer um problema, a equipe tem que dar a solução via rádio. Regras ridículas como obrigatoriedade de troca de pneus, fabriquem 2 tipos de pneus, um que dure a corrida toda e outro mais rápido que não se consiga fazer toda corrida com ele, a decisão de como utilizar, cabe à equipe, se quiser parar ou não. Combustivel com quantidade liberada e sem abastecimento, quem fabricar o motor mais eficiente no quesito consumo x potencia vai levar vantagem por largar mais leve.

  • Vejam bem meus caros .Não ganho para defender ninguém mais no caso do Vettel nos remete há 1994 em quê Senna, no melhor carro FW-16 fazia pole,perdia,rodava,batia e encontrando até a morte.Há de não confundir azar com má pilotagem.

  • Enfim, pegando-se o último título de pilotos da equipe [ acho que ela ganhou o de construtores em 2008], em 2017 se completará uma década perdida. A Ferrari tem que reforçar a parte técnica. MAis do que piloto, precisa ir atrás de Adrian Newey, oferecer a ele metade da Itália[rs]. NA F1 de hoje, Newey é o maior nome fora da pista. Basta ver o ressurgir da Red Bull.

  • Talvez seja um vexame para a Ferrari terminar atras da Red Bull, mas há de se salientar que hoje os austriacos tem o melhor carro do grid. Se tivessem Mercedes acho que a historia seria outra.

    E o papel da Ferrari via de regra na historia da Formula 1 sempre foi o de coadjuvante no pelotão da frente, suficiente para ser a 3a ou 4a equipe. As exceções foram as temporadas em meados dos anos 70 com o Lauda e a Era Schumacher.

  • – Eu não ia comentar nada sobre o brexit. Mesmo assim há alguns pontos que são vitais, conforme dito no post, para a última metade de 2016/ temporada 2017.

    – Não tenho dúvida de que além de ser um vexame, a Ferrari ser derrotada (de novo) pela RBR, maior vexame é o da Renault F1 Team sendo derrotada pela “equipe B”.
    De novo. Vexame porque cheguei a pensar como muita gente que era uma injustiça, uma sacanagem a RBR sair por aí dizendo o diabo do Renault híbrido. Tinham se acostumado a ganhar e agora tinham que aguentar a tempestade, comum pra casamentos de longa data.
    Mas esse negócio de levar porrada da RBR ja´aconteceu nas temporadas de 2009 a 2011. E mais recentemente, em 2008, a STR, de Ferrari, terminou na frente da RBR, de Renault. A ex-Brawn, agora Mercedes, apanhou da Mclaren-Mercedes. E no final de 2007, quase a Honda leva peia da Super Aguri . Nesse mesmo ano, a Williams Toyota foi melhor que a própria Toyota.

    O que isso tudo tem a ver? A Renault quer voltar a conquistar um título daqui a 5 anos, assim como a Red Bull e a Mercedes. Não sei se duram mais dois. Tudo depende desse regulamento de 2017. Parece que a Renault saiu da F1 porque naquele tempo a aerodinâmica era mais importante que motor. Agora, acho muito possível sair porque não tem motor. Como sempre vão dizer “corte de gastos”.

    E parece inevitável o crescimento da RBR pro ano que vem. Lembra muito a ascensão da RBR/ Vettel de 2009 pra 2010 e RBR/Vestappen de 2016 pra 2017. E acho que a Ferrari já abandonou quase tudo desse carro e só tá pensando no ano que vem. Grana não falta por lá.
    Boa semana. (feliz pela bravura Portuguesa!)

    • Talvez para o ano que vem possa acontecer um salto para a McLaren, mas a situação dela continua muito pior que a Ferrari. Alonso foi mandado embora porque seu empresário saiu oferecendo seus serviços pelo padock, se tivesse algo para se arrepender, seria disso, McLaren foi o que havia para o momento, uma grade aposta que até agora deu muito mais errado do que Vettel ter ido pra Ferrari. Por hora o que resta é aguardar 2017. Para ambas as equipes…

      • Sério…? Mas pensando bem concordo com vc, porque Kimi está muito eficiente, então falta só o carro mesmo!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        #schukrutefakejrdemerda#

      • Kimi realmente parece ter acordado, mas não será páreo para Ve44el!!!

        Vamos ver quem ACABA o Mundial na frente…

        Além disso, um é Tetra e o outro, embora tenha merecido mais títulos do que o PICARETONSO, ganhou apenas uma vez.

  • Desde moleque aprendi a torcer pra Ferrari. Minha cor preferida vem daí.
    É vergonhoso essa renovação com o Kimi. Assisto todo GP com meu pai, e há algumas corridas avisei que a Red Bull terminaria o ano na segunda colocação. Acho que vai ser com uma facilidade bem maior do que deveria.
    A Ferrari se contentou com a mediocridade.

  • Bem, hoje a Mercedes e Toto Wolff já não acham que tem razão, reconheceram a violação das estúpidas regras de uso do rádio e não irão recorrer. Ótimo, nunca se sabe no final do ano o que estes pontinhos poderiam”causar” se houvesse alguma dúvida sobre a punição, agora justíssima e com a qual concordo, ao contrário das regras com as quais nunca vou concordar. Ou pode rádio ou não pode rádio, ponto!

    Tudo isso levanta uma hipótese interessante – porque não há bobos na F1 -, Rosberg travou em sétima marcha e aparentemente abandonaria a prova por – estranhamente – não saber o que fazer. A Mercedes sabia que não poderia ajudá-lo, que seria punida, mas se burlasse as regras, conscientemente, daria a Rosberg alguma chance de obter preciosos pontos no campeonato, porque ele não faria nenhum se abandonasse. Outra brecha nestas regras estúpidas, a burla pode ser vantajosa…

  • a williams engatou uma marcha ré e ta ruim e vai piorar ano que vem sem o massa que se não aperta muito o pedal da direira tem muito conhecimento tecnico e se a aquipe melhorou nos ultimos anos foi graças a ele fazer um carro no computador e facil fazer funcionar na pista ainda precisa de piloto e massa é um desses pilotos que pelo jeito ta indo embora

    • Ve44el já é um dos maiores da História, não tem como comparar com o PICARETONSO.

      Está buscando reerguer a FERRADA, da mesma forma que Schummy fez e que o espanhol não teve capacidade.

  • Quanto maior o risco, maior o lucro. A FERRARI está em 2017. Quando vc busca algo “além”, precisa sacrificar algumas coisas. NA minha visão (33 anos de f1), Raikkonen está com o que a FERRARI tem de melhor em 2016, e Vettel está lá em 2017, com um carro que já adianta algumas transformações. Ao meu ver é o único jeito de chegar na MErcedes, porque esse “conta gotas” da Red Bull é legal, mas quando encostar a Mercedes vai liberar mais do que tem. A Ferrari está querendo pegar a Mercedes de uma porrada só.

  • Quem tem de pilotar o carro é o piloto, a equipe tem placas para mostrar e transmitir informações, gostaria que não houvesse nada de rádio, os pilotos não precisariam colocar fones nos ouvidos, estes ficariam livres para sentir o carro. Quem deve pilotar é o piloto, a FIA ainda permite rádio, o que eu acho um absurdo. O carro poderia ter no painel uma luz azul, que significaria que deveria ir ao boxe, uma luz vermelha, que algum problema mecanico surgiu (o piloto que descubra com a sua sensibilidade!), uma luz verde, tudo ok, o resto deveria ser placa na reta dos boxes. Os carros deveriam ser construidos para os pilotos pilotarem e não os engenheiros que ficam na retaguarda!

  • Flávio,

    Olhando para os últimos anos, não vejo nenhuma surpresa se Ferrari ficar com 3º lugar em 2016,.
    2009 – 4º
    2010 – 3º
    2011 – 3º
    2012 – 2º
    2013 – 3º
    2014 – 4º
    2015 – 2º

    Abs.

  • Bem, agora creio que fica nítido, o pilotão que o Alonso sempre foi.
    O Vettel, não se esqueçam, multi campeão etc e tal, não consegue andar com a Ferrari na mesma desenvoltura que o Alonso conseguia.
    Claro que o carro importa e muito. Mas o Alonso tirava leite de pedra.

  • Eu só acho quê a FIA deveria de implementar o motor alternativo,simplificar eletrônica, pneus e resgatar nossa velha e boa F1, tirando esses lixos de fábrica. Inclusive se a Ferrari for embora será um favor.Com certeza a festa,atrás do paddock num caminhão mambembe era melhor.

  • O ano ainda não está perdido, eu se fosse cacique na Ferrari jogava todas as fichas pra tentar vencer em casa, o campeonato e até mesmo o vice de construtores, já era…
    Final do ano a renault e Honda utilizarão os tokens pensando em 2017, aposto em um futuro sombrio do alemão na Ferrari.
    Já imaginou se o Vettel não acerta o Kimi na China?, Vettel estaria ainda mais atrás no campeonato interno… Kkkkk!
    #EuAvisei!
    #FaltaPiloto!

  • Acho que deveriam criar um porta luvas para guardar o manual de funcionamento do foguete, com suas 7825 paginas e mais de 15 kilos… no meio da corrida o piloto para e consulta o manual para ver se consegue fazer a trapizonga andar de novo…não há ninguem que consiga saber todas as funções de um sistema tão complexo como estes carros da F1, ridiculo restringir comunicação por radio…

  • Largada com safety car, Rosbife sendo punido porque o engenheiro informou pra ele pular a setima marcha, Vettel sendo punido porque espalhou na curva….a F1 precisa voltar a ser uma corrida de carros….

    • Sem medo de magoar as Lewisets , digo que quando este menino tiver um CARRO com motor de potência bem próxima ou equivalente a da Mercedes o reinado solitário de Hamilton estará em perigo !
      Rezem Lewisets ,para que isto demore a acontecer ,ou irão chorar pelos cantos agarradas a um belo clarinete .

    • HamiltonMercedes 110
      VerstappenRed Bull 77
      RosbergMercedes 68
      VettelFerrari 65
      RicciardoRed Bull 64
      RäikkönenFerrari 63
      PérezForce India 45
      BottasWilliams 35
      Sainz Jr.Toro Rosso 22
      HülkenbergForce India 20
      ButtonMcLaren 12
      AlonsoMcLaren 10
      MassaWilliams 6
      GrosjeanHaas 6
      KvyatToro Rosso 2
      WehrleinManor 1

  • Daniel não deve estar dormindo…a continuar assim, vai virar o novo Webber na Red Bull. Anotem: Os Touros virão muito fortes ano que vem, com essas novas regras, e Max será campeão.
    Quem viver verá!