CAMPONESAS (2)
SÃO PAULO (danke) – Temos de agradecer à chuva pelos melhores momentos de um treino de classificação no ano. OK, tudo bem, deu pole para Hamilton e Rosberg fez o segundo tempo. Mas Hülkenberg estava em primeiro quando zerou o cronômetro. E quando zerou o cronômetro, todos podiam pular para a pole. Porque a pista secou.
Expliquemos. Dia de luz, festa do sol e carrinhos a deslizar no asfalto lisinho de Spielberg, pista comprada e reformada pela Red Bull há alguns anos. Uma gracinha, diria a Hebe. E é mesmo. O Red Bull Ring, ex-A1 Ring, ex-Zeltweg, ex-Österreichring, é o autódromo mais tchutchuco da temporada. Pista curtinha, no meio das montanhas, cheio de vaquinhas e casinhas lindinhas ao redor.
Todos esses diminutivos, porém, não cabem ao que se viu na definição do grid para o GP da Áustria. Foi um treinão, uma classificaçãozona. E não só no período de chuva — que durou poucos minutos, só no Q3, e daqui a pouco contamos como foi. Já na abertura dos trabalhos, com sol e calor — mas meteorologistas desesperados diante da chance de um pancadão como ontem –, a primeira surpresa do dia: o incrível Wehrlein lá em cima, nono colocado com a Manor a menos de dois minutos para o final da primeira parte da sessão.
[bannergoogle]Então, uma panca de categoria. Kvyat, na curva 8, apoiou o carro na zebra e a suspensão traseira direita colapsou. Seu Toro Rosso apontou para o lado de dentro da pista e ele saiu rodando feito um foguete desgovernado, até parar numa barreira de pneus depois de deslizar pela brita. “Sorry guys”, disse pelo rádio, mas a culpa não foi dele. O soviético era a terceira vítima do dia das novas e, aparentemente, perigosas zebras austríacas.
Não sei direito o que fizeram com as zebras nessa reforma que incluiu o recapeamento da pista toda, mas o fato é que já pela manhã Rosberg havia tido uma falha semelhante na suspensão, rodou e bateu. A Mercedes teve até de trocar seu câmbio, tirando cinco posições no grid do líder do campeonato. Depois, foi Pérez, ainda no Q1, que quebrou a mesma suspensão que Kvyat ao apoiar numa das zebras assassinas de Spielberg — no seu caso, porém, não rodou, nem bateu; mas não pôde voltar à pista no Q2.
Mas agora Inês é morta, não dá para modificar zebras de um dia para o outro, os pilotos que tratem de ficar longe delas. Kvyat saiu ileso, o treino recomeçou e logo na saída Sainz Jr. explodiu o motor. Ele foi um dos 12 que saíram dos boxes para tentar alguma coisa no tantinho de Q1 que restava. Lá na frente, de camarote, a turma da ponta só assistia. Rosberg tinha o melhor tempo, 1min06s516. Sem grandes surpresas, assim que terminou a sessão estavam degolados os dois Renôs — Magnólia Arrependida e Palmolive –, uma Manor, de Haryanta, o estropiado K-Vyado e a dupla da tenebrosa Sauber, com Sonyericsson em penúltimo e Felipe II na lanterna.
Foi a primeira vez que a gloriosa Manor passou para o Q2, com o alemãozinho Pascal fechando em décimo — nos tempos de Marussia isso também aconteceu algumas vezes, mas a equipe agora tem outro nome, então o que vale é o hoje, e, para todos os efeitos, foi a primeira vez que um Manor escapou da guilhotina e não se fala mais nisso.
Quando começou o Q2, nuvens carregadas começaram a chegar a Spielberg. Havia uma chance iminente de chuva, e foi todo mundo rapidinho para a pista para evitar surpresas. Logo de cara Hamilton enfiou 1min06s228 no cronômetro. Nico-Nico no Fubá virou 1min06s403. A Ferrari, malandrinha, resoolveu fazer seus tempos com pneus supermacios, em vez de usar os ultramacios. O regulamento prevê que o pneu usado na melhor volta do Q2 é aquele que deve ser usado na largada. A ideia dos ferraristas era boa: largar com supermacios, que duram mais, e trabalhar com a estratégia na corrida, fazendo um primeiro stint mais longo.
A Red Bull gostou da ideia e fez o mesmo. Ricardão e Verstappinho também fizeram suas melhores voltas com supermacios, a exemplo de Tião Italiano e Kimi Dera Em Vez de Leite Essas Vacas Tirassem Vodca. Aí a Mercedes resolveu fazer o mesmo. Espetou supermacios nos carros de Hamilton e Rosberg, eles saíram dos boxes e… E nada. Começou a chover.
Ficaram no Q2, então, Gutierros, Wê Lá Hein?, com um excepcional 12º lugar no grid (considerando a história pregressa da Marussia, Pascal igualou o 12º no grid de Bianchi em Silverstone/2014), Grojã, El Fodón de La Eliminación e os dois que nem andaram, Maria do Bairro e Sainz Idade.
E aí choveu mesmo. Aquela chuvinha rápida e gelada, e como o Q3 não dura muito, intermediários para todos. Vettel foi o primeiro a fechar volta, em 1min20s798. Vejam a diferença para o 1min06s no seco do Q2. Mas a chuva foi rápida. Esse novo asfalto austríaco é tinhoso, seca rápido, e os tempos foram caindo até Hamilton virar 1min16s232, o melhor tempo com intermediários.
E agora? Coloca slick ou não? “Nenhuma chance”, tinha dito Vettel alguns minutos antes ao seu engenheiro. Mas A 3min50s do fim, Hülkenberg deu a senha. Colocou ultramacios e foi à luta. Todo mundo resolveu fazer o mesmo. Com intermediários, o alemão da Force India tinha virado 1min18s125. Com ultramacios, fez 1min14s996 logo na primeira volta. Estava na cara. Aqueles minutinhos finais seriam de tempos baixando vertiginosamente, e aí virou corrida com dez carros na pista.
Ricciardo, Massa, Raikkonen, Hamilton e Hulk chegaram a ocupar a primeira posição quando o cronômetro zerou e todos tinham conseguido abrir uma nova volta. Então, Comandante Amilton virou 1min07s922 numa volta extraordinária, asfalto praticamente seco, enfiando 0s543 em Rosberguinho, que fez o segundo tempo. Nico, porém, perderia cinco posições no grid por troca de câmbio — mesma pena para Vettel que fez o quarto tempo. Assim, o grid ficou com Hamilton na pole, Hülkenberg em segundo e, acreditem, Button em terceiro. Button em terceiro! Puta que la merda, que coisa mais legal do mundo! Raikkonen herdou o quarto lugar, Ricciardo ficou em quinto, Bottas em sexto, Rosberg larga em sétimo, Verstappen em oitavo, Vettel caiu para nono e Massa parte em décimo. Ferrari e Red Bull com supermacios amanhã, se não chover. Mercedes com ultramacios.
Assim, a chance de uma prova muito boa aumentou muito, com esse grid embaralhado e perspectivas de estratégias muito distintas entre os principais protagonistas do campeonato. E com intrusos entre os primeiros, como Hulk e Button, e favoritos lá atrás, como Rosberg e Vettel, a coisa deve ficar ainda melhor.
Vai ser um GP tão simpático quanto o autódromo. Só não sei se vai chover. A previsão indica que a chance, na hora da corrida, é bem menor do que foi hoje. Vamos torcer.
Isso só aconteceria se o homem da bandeirada fosse o bom velhinho, o Papai Noel!! XD
O Massacrado já está fazendo hora extra na F1.
Não entendi por que o Rosberg largará em 6º, e não em 7º…
A surra que Eliminonso levou do Button na classificação foi de dar dó.
Vergonhoso e melancólico fim de sua pífia carreira.
Tá dando até pena de tamanha humilhação.
Deve doer…
Foi realmente um grande treino classificatório!!
Esse Button!!! De vez em qdo resolve pilotar um pouco!!
Alguém sabe me dizer como ele conseguiu o 3° lugar nesse treino?
Flávio me desculpe em falar mais tem um erro, e ao meu ver um injustiça com o wehrlein no seu texto, essa é a segunda vez que ele passa para o Q2 com a Manor, a outra vez foi GP do Bahrein
Caro Gomes, revela para a gente o que o Hulk fez de errado para não conseguir uma vaga em uma equipe maior? Passou a mão na mulher do Bernie, xingou a mão do Todt? Ele pode até não ser melhor que o Perez, mas gente pior já dirigiu carro vermelho.
A FIA explicou que aumentou o tamanho das zebras para que os pilotos não utilizem as áreas de escape como pista, uma vez que elas são bem grande. No passeio pela pista na quinta-feira todo mundo saiu criticando, menos Hamilton que falou que só ia ver quando sentasse no carro. Aí está. Rosberg caminhou pela pista, viu a zebrona antes, mas ainda assim passou por cima.
A FIA tem tentado de todas as formas tornar a Fórmula 1 mais desafiadora, a verdade é esta. Mas esse negócio de zebrona pra quebrar suspensão, não sei não!
Depois de levar 1,5 seg do Bottas …… Massa garantiu a aposentadoria no final da temporada kkkkkkkkkk
Isso mesmo, grid embaralhado, estratégias diferentes, zebras assassinas e possibilidade de chuvas! Promessa de corridão. Passeio de Hamilton? Pode até ter, mas não será nada fácil.
Muito legal pelas posições de largada de Hulk e Button, mas com Vettel e Rosberg lá no meio do pelotão, é mais uma corrida nas mãos do Hamilton.
É, eu vi msm!!
No início do campeonto quando a FIA imaginou realizar o treino estilo Dança das Cadeiras, eles queriam que acontecesse exatamente isto, mas no final não deu certo.
O treino mostrou que a Williams faz bem em estudar a troca de Massa por Button.
“Button em terceiro! Puta que la merda, que coisa mais legal do mundo! “… Faz sentido a primeira parte da frase ter sido escrita em espanhol… rsrsrsrsrs Deve ter sido esse o pensamento do cara “que traz meio segundo” para as equipes…