FARÓIS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 22 de julho de 2016 - 18:45Antigos em geral

FARÓIS

SÃO PAULO (os meus acendem) – Parece que a Philips está lançando umas lâmpadas modernas com cara de antigas. Para carrinhos mais velhos, pelo que entendi. Oferecem maior luminosidade e tal. Acho legal. Mas tem uma hora que o cara fala que dá “efeito xenon extra”. Puta merda. Xenon não é aquela coisa horrorosa meio azulada metida a modernosa que neguinho enfia em Ômega e Civic rebaixado junto com néon? Ou xenon é legal? Tenho preconceito com xenon e néon, admito. Mas se a Philips quiser me mandar 36 pares para faróis normais, mais uns oito para as milhas do Gol GT e do XR3, mais uns 36 pares para lanternas traseiras, mais 144 para piscas e lanternas, aceito para experimentar. Contatos aqui mesmo.

Ah, do rapaz que mandou o vídeo eu não anotei o nome.

19 comentários

  1. Antonio Hugo disse:

    Flávio, esse campeonato de Formula Ford foi realizado no Brasil pela escola de Jim Russel da Inglaterra, participando vários pilotos brasileiros como Emerson Fittipaldi, Luis Pereira Bueno, etc…. Aproveitou o momento do Rato, na Europa, para divulgar
    mais a categoria no país.

  2. Andre Decourt disse:

    Uso há anos a Night Breaker da osram, a lampada apesar de ter segmentos azuis no bulbo apresenta uma luz branca, sem ser nada azulada, além de iluminar mais o lado direito da pista. Mas sem dúvida as lampadas que ultrapassam os 4.500k de temperatura de cor se tornam feitas em carros de faróis halógenos

  3. Reinaldo Bascchera disse:

    As lâmpadas não sei se iria querer, apesar do ganho de luminosidade. Não gosto do efeito azulado, especialmente quando usadas em faróis que não são próprios para elas. Mas o braço de suporte do retrovisor da Kombi eu gostaria de ter. Onde compra?

  4. Marcos Abreu Ferreira disse:

    Flávio

    As lâmpadas de carro tem 50W/55W de potência para luz baixa e alta respectivamente. As lampadas de Xenom tem a mesma potência, mas produzem uma luz mais branca, mais eficiente. Mas elas somente funcionam somente em faróis projetados para essas lâmpadas. Logo que essas lâmpadas foram lançadas, os chineses começaram a lançar lâmpadas com quase o dobro de potência e vidro azuis. Essas eram aquelas que realmente cegavam quem vinha no sentido contrário.

  5. Robertom disse:

    Essas lâmpadas não são xenon, tem filamento, são halógenas , apenas possuem filtro na superfície do vidro para que a luz fique azulada. A Philips chama de Crystalvision e a Osram de Cool Blue.
    Podem ser instaladas no lugar das são halógenas convencionais sem problema;

  6. Eduardo Britto disse:

    Não sei bem o que é xenon, mas tem uns faróis brilhantes desses carros mais modernos que me irritam profundamente. São arrogantes e desrespeitosos com os demais motoristas.

  7. Lucas Martin disse:

    Tecnicamente, a lâmpada de descarga elétrica, refrigerada por gás xênon, é muito mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes, mesmo a Halógena. Ela transforma mais eletricidade em lumens, e menos em calor. Conforme a tensão, frequência e gap entre os eletrodos, muda-se a temperatura do arco, e por consequência o “tom” da cor. Nosso olho foi projetado para enxergar melhor na faixa de 3000 a 6000 K, fora disso, quando puxa pro azul ou violeta( 8 a 12k) , ela não esta emitindo luz visível, daí não cumpre a função de farol!
    Uma lâmpada de 4300K em um farol limpo e regulado, vai iluminar muito melhor a estrada pesando muito menos no alternador, mas não deixa o carro maneiro… ninguém vai perceber que foi instalado xênon!

  8. Christian Melo disse:

    Respeitando os respectivos gostos, para mim carro antigo deve ter as suas características da época. No meu Monza 88 só vai de 3200k para baixo! Quero ser o amarelinho nesse mar azulado.

  9. Paulo Maia disse:

    Pelo jeito os comentários só passam pelo moderador se interessar ao blog!

    Uma pena!

  10. Paulo Maia disse:

    Como a página é sua, temos de respeitar sua opinião! Mas dizer nas entrelinhas que quem faz isso ou aquilo com o carro acaba afetando os leitores de graça!
    Acompanho o blog desde que era um blig pois a opinião de um especialista em automobilismo é importante pra quem gosta de esporte a motor, mas achei desnecessario o comentário!
    Tenho um Civic rebaixado e não acho que fiz algo horroroso no meu carro! É apenas um modo diferente de curtir o carro.
    sei que vc vai dizer que o blog é seu e se eu não quiser que não leia mais! Mas acho que hj seu site é o maior tbm por causa dos leitores e sua opinião vale pra quem lê!
    Só estou expressando tinha opinião em um canal aberto do blog e espero que esse seja mesmo o intuito deste espaço! Abrir foruns de certos assuntos!
    Porém, se o blog que antes tinha mais opinião e menos julgamento for pra essa linha, infelizmente serei um ex leitor!

  11. Rodrigo Moraes disse:

    Xenon original é ótimo, em carro antigo é horrível. Lâmpada halógena que imita xenon então, peloamor… Quando o farol está apagado, fica aquele refletor azul, horrível.

    A minha preferida para carros antigos é a Philips Motovision, que é amarelada. Ilumina mais do que a halógena tradicional, mas tem aparência amarelada, como a dos carros antigos.

  12. Labri disse:

    O filme fala em 4300 Kelvin, isso é um tom branco quente, semelhante às de led ou fluorescentes compactas de tom mais quente, longe do azulado ainda.
    Parece que a lâmpada é uma coisa e o marketing da lâmpada, outra.
    Se for um pouco mais forte e não mudar o foco do facho, eu considero colocar no meu fusca 63, já que é meu carro de uso diário e faz falta um pouco mais de farol, de vez em quando.

  13. Rafael Rodrigues disse:

    Parece ter sido efeito do vídeo.

    Eu tenho dessas lâmpadas CristalVision no Grand Livina. Elas só são menos amareladas, quase brancas.

    A minha nunca pareceu azul. E parece iluminar uns 20% mais…

  14. Manolo disse:

    Eu não sei se é característica desse tipo de luz mas todas essas luzes de tom azulado parecem ofuscar mais que as de tom amarelado, ou então estão sendo muito mal instaladas.

  15. Luiz disse:

    Veja que em momento nenhum o anúncio fala em maior ou melhor luminosidade, só em visual… Ou seja, é a própria coisa de boy, pra ficar azulado, uma temperatura de cor menor pra ficar parecendo xênon, iguais às chinesas que já estão por aí.

  16. Marcio disse:

    Eu não colocarei nos meus. Esse tom azulado fica legal em Peugeot 206 ou Corsa “tunados”.
    http://garagemmarolla.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>