E que se permita às equipes menores a utilização de motores V8, mais baratos. Esses motores turbos ou unidades de potência são muito complexos e caros.
Rogério
8 anos atrás
Haha, pela cabeça de alguns aqui ainda estaríamos na idade da pedra….desapeguem
Julio Cesar Gaudioso
8 anos atrás
Há alguns anos a Monisha Calteborn disse numa entrevista que a maneira mais fácil de baixar drasticamente os custos da F1 seria limitar essas trapizongas na asas dianteira. Segundo ela, gastam muito mais dinheiro e tempo de desenvolvimento (simulação e túnel de vento) nesse monte de pecinhas do que em qualquer outra parte do carro.
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
8 anos atrás
Mais do mesmo. Desde o fim do efeito-solo, os aerofólios dianteiros e traseiros são responsáveis pela aderência do carro. Interessante é que um bólido hoje, mesmo com aquela prancha em forma de quilha na parte inferior, desconsiderando asas, pneus e materiais de construção, deve ter mais aderência que um com efeito solo de 1981… Reduzam as asas a meras lâminas, tal qual vimos até 1982, bem como pneus dianteiros com no máximo 275 de largura (e traseiro com 350, nem precisam ser tão largos como os que serão adotados) e vocês verão uma OUTRA F1…
luigi
8 anos atrás
E lembrar que a primeira vez que uma asa foi usada em um carro de corrida foi em 1966 ,pelo brilhante engenheiro e piloto Jim Hall no Chaparral 2 E na série Can-Am e não pela F 1 ,como alguns podem pensar .
E quanto evoluiu e quantas “tranqueiras foram adicionadas a elas . Podem ser mais eficientes ,mas são muito mais feias .
Também não foi no maravilhoso Chaparral. Experiências com asas datam da década de 20. Foram usadas em carros para recordes de velocidade, foi usada nos anos 50’s num Porsche 550, desclassificado por isso em Nurburgring, e também em supermodifieds americanos na década de 60. Mas pode-se dizer que a coisa “pegou” mesmo com o Chaparral. As atuais são realmente horríveis, não há dúvidas. Abs.
Isso não é uma propaganda da Gillete? Tipo daquelas em que “são quatro lâminas ajustáveis que se adaptam ao seu rosto em um corte linear” ? Tipo Mach 3 turbo…Pelo menos as cores combinam!
Sobe 0,5º na 4 e mais 0,75º na primeira interna (que coisa linda era o bico da Brabham BT44…)
TJ
8 anos atrás
Concordo em gênero, número e degraus.
João Eduardo
8 anos atrás
Asas configuração anos 90 já !!!!
Leo
8 anos atrás
Coisa feia. Ano que vem vai mudar algo nessas asas?
Renato de Mello Machado
8 anos atrás
Eu gosto muito de acompanhar as evoluções dos carros de pista para pista.Vejo muito a coluna do Giorgio Piola quê é um mestre no assunto.Fico assombrado quando vejo essa asas por serem inúteis para a competição.Parece quê uma gangue de engenheiros aerodinamicista pegou a F1 de assalto e impõe isso.Porque não usa uma simples asa?Igual a antigamente.´Por isso a F1 tá tão cara e insuportável.
Leandro Fuin
8 anos atrás
Bom dia !
Otimização de fluxo de ar Gomes, sempre isso rsrs
Douglas
8 anos atrás
E essa tralha toda não deu em merda nenhuma. Como falaram em outro comentário, o regulamento de 2009 veio para tirar essas traquitanas, mas parece que eles estão voltando. Sinceramente, eu acho que deveria ter continuado como estava em 2008. A Ferrari de 2008 na minha opinião está no top-3 dos carros mais bonitos produzidos pela escuderia italiana em todos os tempos.
moisesimoes
8 anos atrás
– . Aproveitando que a mulher viu e gostou do escorredor de pratos!
Vem até com adesivo da Rexona rs
GustavoEgito
8 anos atrás
É pra superar a Mach 3.
Entendedores entenderão.
Paulão
8 anos atrás
E viva o WEC.
Zé Maria
8 anos atrás
Deixando de lado a questão em si, impressionante (e não é de hoje!) é a capacidade do Giorgio Piola em colocar no papel (desenhar) aquilo que é apenas visto por nós.
O cara é um gênio!
Celio ferreira
8 anos atrás
Aí o leigo aquí pergunta , o formula indy , tem uma asa muito mais simples
e anda grudado no chão a 370 p/h , e aí….
E aí que não tem nada a ver o cu com as calças, cara. São coisas diferentes, pistas diferentes, carros diferentes, regulamentos diferentes. Compare primeiros chassis da Dallara desde que adotaram esses novos (acho que 2012) e veja como estão diferentes agora que a Chevrolet e a Honda estão liberadas pra produzirem seus kits aerodinâmicos.
valter
8 anos atrás
Comendador Ferrari, se visse uma aberração dessas, tirava a equipe Ferrari da F1. Ele dizia que aerodinâmica era pra quem não sabia fazer motor. Aerodinâmica é essencial, mas essa asa com tanto penduricalho parece tão frágil. Passa a impressão que não pode ser tocada. Se quebrar algum penduricalho desse perde aerodinâmica. Dá a impressão que resultado não traz, mas se quebrar perde.
Bela mierda. Um totozinho e lá se vai esse monte de plástico….é gastar muito dinheiro com fibra de carbono à toa.
EduardoRS
8 anos atrás
Eu acho que o aerofólio dianteiro deveria ser banido. Pneus largos, e asa apenas na traseira. Ia acabar com essa palhaçada de não poder seguir o carro da frente em curvas de alta. Também iria proporcionar um belo quebra-cabeças para os engenheiros pra achar outras formas de colar a frente no chão.
Se é pra ter essa montoeira de penduricalho, que deixassem as regras de 2008 então. Pelo menos os carros tinham uma proporção mais bonita, com a asa traseira baixa, e a asa dianteira menor, ao invés dessa pá de retroescavadeira que usam hoje.
Pneus largos na frente para que? Deixe do jeito que era em 1982… “Ah! Mas aí vão ficar lentos nas curvas…” E alguém fora do cockpit sabe VER a diferença entre 200 e 250km/h em uma curva? A F-E é lenta um absurdo, mas o truque de pistas estreitas e câmeras nem dá essa sensação…
Paulo F.
8 anos atrás
Esta querendo desempregar o Adrian Newey?
Mas que sem estes penduricalhos todos ficava bem melhor, ficava!
Tiago
8 anos atrás
E o pior de ter essas asas tão bizarras e cheias de frescura é que quando os caras batem e estragam uma pequena parte não faz diferença nenhuma na performance na corrida. Exemplo foi aquele defletor lateral do Rosberg na última corrida.
Danilo Candido
8 anos atrás
Tudo isso apenas para otimizar os fluxos de ar…
Pablo
8 anos atrás
E eu achava que depois do regulamento de 2009 não ia ter esse tipo de coisa, mas aos poucos as equipes foram colocando penduricalhos aerodinâmicos e deixando que os carros não tivessem um visual tão limpo quando da época que esse regulamento entrou em vigor.
Pré 2009 com certeza. Mas o ano que os carros estavam amis lindos, na minha opinião, foi em 2003. Pra mim foi o ponto máximo de refinamento antes do exagero dos penduricalhos. A partir de 2004 começaram a abusar.
Sem dúvida os carros de 2009 foram os mais belos dos novos tempos. Mais bonitos inclusive que os atuais que por não reabastecerem mais, tem um tanque enorme que os deixa bizarramente comprido.
Observe também a asa dianteira da Ferrari F60. Limpa e linda. Perfeito!
E aqui uma comparação do carro da Brawn de 2009 com a Williams de 2016.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Concordo, o simples sempre é o melhor.
E que se permita às equipes menores a utilização de motores V8, mais baratos. Esses motores turbos ou unidades de potência são muito complexos e caros.
Haha, pela cabeça de alguns aqui ainda estaríamos na idade da pedra….desapeguem
Há alguns anos a Monisha Calteborn disse numa entrevista que a maneira mais fácil de baixar drasticamente os custos da F1 seria limitar essas trapizongas na asas dianteira. Segundo ela, gastam muito mais dinheiro e tempo de desenvolvimento (simulação e túnel de vento) nesse monte de pecinhas do que em qualquer outra parte do carro.
Mais do mesmo. Desde o fim do efeito-solo, os aerofólios dianteiros e traseiros são responsáveis pela aderência do carro. Interessante é que um bólido hoje, mesmo com aquela prancha em forma de quilha na parte inferior, desconsiderando asas, pneus e materiais de construção, deve ter mais aderência que um com efeito solo de 1981… Reduzam as asas a meras lâminas, tal qual vimos até 1982, bem como pneus dianteiros com no máximo 275 de largura (e traseiro com 350, nem precisam ser tão largos como os que serão adotados) e vocês verão uma OUTRA F1…
E lembrar que a primeira vez que uma asa foi usada em um carro de corrida foi em 1966 ,pelo brilhante engenheiro e piloto Jim Hall no Chaparral 2 E na série Can-Am e não pela F 1 ,como alguns podem pensar .
E quanto evoluiu e quantas “tranqueiras foram adicionadas a elas . Podem ser mais eficientes ,mas são muito mais feias .
Também não foi no maravilhoso Chaparral. Experiências com asas datam da década de 20. Foram usadas em carros para recordes de velocidade, foi usada nos anos 50’s num Porsche 550, desclassificado por isso em Nurburgring, e também em supermodifieds americanos na década de 60. Mas pode-se dizer que a coisa “pegou” mesmo com o Chaparral. As atuais são realmente horríveis, não há dúvidas. Abs.
http://www.grandprixhistory.org/images/wing.png
http://www.zercustoms.com/news/images/Opel/Opel-RAK-2-Rocket-Speed-Record-Anniversary-1.jpg
http://forix.autosport.com/8w/may/mm-ring56.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=TDMml4UqNeQ
Horrivel
pra quem faz modelismo isso é um pesadelo!!
Isso não é uma propaganda da Gillete? Tipo daquelas em que “são quatro lâminas ajustáveis que se adaptam ao seu rosto em um corte linear” ? Tipo Mach 3 turbo…Pelo menos as cores combinam!
“A primeira faz tchan, a segunda faz tchum!”
Sobe 0,5º na 4 e mais 0,75º na primeira interna (que coisa linda era o bico da Brabham BT44…)
Concordo em gênero, número e degraus.
Asas configuração anos 90 já !!!!
Coisa feia. Ano que vem vai mudar algo nessas asas?
Eu gosto muito de acompanhar as evoluções dos carros de pista para pista.Vejo muito a coluna do Giorgio Piola quê é um mestre no assunto.Fico assombrado quando vejo essa asas por serem inúteis para a competição.Parece quê uma gangue de engenheiros aerodinamicista pegou a F1 de assalto e impõe isso.Porque não usa uma simples asa?Igual a antigamente.´Por isso a F1 tá tão cara e insuportável.
Bom dia !
Otimização de fluxo de ar Gomes, sempre isso rsrs
E essa tralha toda não deu em merda nenhuma. Como falaram em outro comentário, o regulamento de 2009 veio para tirar essas traquitanas, mas parece que eles estão voltando. Sinceramente, eu acho que deveria ter continuado como estava em 2008. A Ferrari de 2008 na minha opinião está no top-3 dos carros mais bonitos produzidos pela escuderia italiana em todos os tempos.
– . Aproveitando que a mulher viu e gostou do escorredor de pratos!
Vem até com adesivo da Rexona rs
É pra superar a Mach 3.
Entendedores entenderão.
E viva o WEC.
Deixando de lado a questão em si, impressionante (e não é de hoje!) é a capacidade do Giorgio Piola em colocar no papel (desenhar) aquilo que é apenas visto por nós.
O cara é um gênio!
Aí o leigo aquí pergunta , o formula indy , tem uma asa muito mais simples
e anda grudado no chão a 370 p/h , e aí….
E aí que não tem nada a ver o cu com as calças, cara. São coisas diferentes, pistas diferentes, carros diferentes, regulamentos diferentes. Compare primeiros chassis da Dallara desde que adotaram esses novos (acho que 2012) e veja como estão diferentes agora que a Chevrolet e a Honda estão liberadas pra produzirem seus kits aerodinâmicos.
Comendador Ferrari, se visse uma aberração dessas, tirava a equipe Ferrari da F1. Ele dizia que aerodinâmica era pra quem não sabia fazer motor. Aerodinâmica é essencial, mas essa asa com tanto penduricalho parece tão frágil. Passa a impressão que não pode ser tocada. Se quebrar algum penduricalho desse perde aerodinâmica. Dá a impressão que resultado não traz, mas se quebrar perde.
Ah, que saudade daquela simplicidade das asas dianteiras (com diedro negativo, usadas em ovais) no final da década de 90 na Indy/CART… http://wiki.mercedes-benz-classic.com/images/a/a8/IndyCar-PC27B.jpg
lixo completo
assim tava otimo
http://img.olx.com.br/images/26/267605005788982.jpg
Bela mierda. Um totozinho e lá se vai esse monte de plástico….é gastar muito dinheiro com fibra de carbono à toa.
Eu acho que o aerofólio dianteiro deveria ser banido. Pneus largos, e asa apenas na traseira. Ia acabar com essa palhaçada de não poder seguir o carro da frente em curvas de alta. Também iria proporcionar um belo quebra-cabeças para os engenheiros pra achar outras formas de colar a frente no chão.
Se é pra ter essa montoeira de penduricalho, que deixassem as regras de 2008 então. Pelo menos os carros tinham uma proporção mais bonita, com a asa traseira baixa, e a asa dianteira menor, ao invés dessa pá de retroescavadeira que usam hoje.
Pneus largos na frente para que? Deixe do jeito que era em 1982… “Ah! Mas aí vão ficar lentos nas curvas…” E alguém fora do cockpit sabe VER a diferença entre 200 e 250km/h em uma curva? A F-E é lenta um absurdo, mas o truque de pistas estreitas e câmeras nem dá essa sensação…
Esta querendo desempregar o Adrian Newey?
Mas que sem estes penduricalhos todos ficava bem melhor, ficava!
E o pior de ter essas asas tão bizarras e cheias de frescura é que quando os caras batem e estragam uma pequena parte não faz diferença nenhuma na performance na corrida. Exemplo foi aquele defletor lateral do Rosberg na última corrida.
Tudo isso apenas para otimizar os fluxos de ar…
E eu achava que depois do regulamento de 2009 não ia ter esse tipo de coisa, mas aos poucos as equipes foram colocando penduricalhos aerodinâmicos e deixando que os carros não tivessem um visual tão limpo quando da época que esse regulamento entrou em vigor.
Lembro disso também… Mas até hoje eu vejo e fico com dúvidas. Qual dos dois carros te parece melhor? https://www.google.ae/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiGmceSs97NAhXFvRoKHQnyBd8QjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.f1fanatic.co.uk%2F2009%2F01%2F23%2F2009-f1-cars-and-2008-cars-compared%2F&psig=AFQjCNHncbGroJvlb9qZBEbFVPoFJJUEnQ&ust=1467879431477060
Pré 2009 com certeza. Mas o ano que os carros estavam amis lindos, na minha opinião, foi em 2003. Pra mim foi o ponto máximo de refinamento antes do exagero dos penduricalhos. A partir de 2004 começaram a abusar.
Sem dúvida os carros de 2009 foram os mais belos dos novos tempos. Mais bonitos inclusive que os atuais que por não reabastecerem mais, tem um tanque enorme que os deixa bizarramente comprido.
Observe também a asa dianteira da Ferrari F60. Limpa e linda. Perfeito!
E aqui uma comparação do carro da Brawn de 2009 com a Williams de 2016.
http://www.odt.co.nz/files/story/2009/05/brawn_gp_driver_rubens_barrichello_of_brazil_botto_7308989244.jpg
http://cdn-7.motorsport.com/images/amp/6bR1OGw6/s6/f1-bahrain-gp-2016-valtteri-bottas-williams-fw38.jpg
Tragam o reabastecimento de volta!!!
A primeira lâmina faz tchan!
A segunda faz tchun!
E…
Eu só tenho pena de quem tem que adesivar essas coisas.