RIO 1988

SÃO PAULO (dá dó) – Adoro Olimpíadas, os Jogos no Rio serão um sucesso — sempre são, onde quer que aconteçam, é como a Copa, deixem de mau-humor –, mas não me conformo com o fim de Jacarepaguá. O Carlos Tavares mandou este vídeo promocional da Camel com imagens do Rio em 1988. Foi a primeira corrida que cobri. Um take ou outro não foi feito na pista. Mas a maior parte, sim. Na Lotus amarela, Piquet e Nakajima.

Como eram lindos esses carros.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOÃO DE ITAJAÍ
7 anos atrás

É realmente lamentável que essa cambada de corruptos , ladrões safados , tenham feito isso com o maravilhoso Autódromo Internacional do Rio de Janeiro.
Era la´que aconteciam as mais competitivas provas da Fórmula 1 dos bons tempos. Infelizmente , foi tudo pro saco. Uma pena .

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

O Verdadeiro Lema das Olímpiadas do Rio é: O Importante Não é o Esporte e Sim a Roubalheira!

Fernando
Fernando
7 anos atrás

Carro lindo, bons tempos da minha cidada.

Gustavo
Gustavo
7 anos atrás

Eu estava nessa corrida, foi meu presente de aniversário de 10 anos. Fiquei no setor A no fim do retão. Bons tempos.

Klaus
Klaus
7 anos atrás

Eu estava lá, e, ao final da corrida, abriu um rombo no alambrado que separava a arquibancada da pista, passei correndo e fui até os boxes, conseguindo ver Piquet, Mansell, Prost, etc……tempos mágicos inesquecíveis

Paulo Emilio
Paulo Emilio
7 anos atrás

Podem andar com um ipod 7 enfiado na bunda o tempo todo que isto não significa que somos evoluídos ! A destruição do Autódromo de Jacarepaguá é uma prova concreta da extrema ignorância da população brasileira, sua falta de educação e total submissão aos interesses dos poderosos e corruptos !

Eduardo_SC
Eduardo_SC
7 anos atrás

A saudade é por que a sensação que se sente vendo esse vídeo agora é a mesma da época. A F1 era um esporte para homens e não essa molecada mimada de hoje em dia. Está faltando testosterona.

Saima
Saima
7 anos atrás

Eles usaram uns takes da temporada de 87 porque esse comercial deve ter sido veiculado antes ou logo após o início da temporada de 88. O contrato do Piquet com a Lotus não o obrigava explicitamente a promover a Camel, pelo que li daquele documento que o FG postou aqui uma vez. Invejo quem assistiu a tudo isso ao vivo ou pela TV, eu só posso recorrer ao Youtube.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
7 anos atrás

Eram carros de corrida de verdade, Flavio. Hoje são naves espaciais, ainda que pese toda a maravilha da tecnologia empregada e industria de engenharia.

Ontem no Fox Nitro vocês abordaram bem o tema sobre os volantes e o Edgard ilustrou muito bem: os volantes hoje são como teclados de computador.

Por falar no Fox Nitro e no Edgard, Flavio permita-me iniciar uma campanha aqui para o recrutamento do grande Edgard Mello Filho no programa.

Quem apoia a campanha?

Riba
Riba
Reply to  Sergio Magalhães
7 anos atrás

Eu apoio.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Riba
7 anos atrás

Também

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Saudades do Autódromo de Jacarepágua. Foi destruído sem compaixão nenhuma.
Acredito que eu já tenha postado por aqui este vídeo. Uma volta de Patrick Depailler com sua Tyrrrell em 1978, poucos meses depois da inauguração do Autódromo em 1977. https://www.youtube.com/watch?v=AqmmHGvWI_g

Jose Brabham
Jose Brabham
7 anos atrás

Eu estava lá! Saudades desses carros e dessa pista… Mas a última cena (e algumas outras) parece que foi filmada em Paul Ricard. Alguém mais acha que era o circuito francês?

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Jose Brabham
7 anos atrás

Achei que era na Itália, assim como a largada, que parece ser lá.

André
André
Reply to  William Gimenes
7 anos atrás

Cenas de corrida RJ e Imola. Cenas isoladas/aéreas e mais artisticas das Lotus, Paul Ricard.

Rodrigo
Rodrigo
7 anos atrás

As imagens da largada são de Monza em 1987, ano em que o Piquet foi campeão. Senna ta en quarto, com a Lotus, Piquet em primeiro e Mansell em segundo, ambos com Williams. Aquele sinal do piloto com as mãos para cima que o carro tinha apagado era do Patrese. Lembro dessa corrida.

valter
valter
7 anos atrás

Observem que aos 3:57 tem um mecânico sentado no pneu. Certo. É uma peça publicitária. Quero dizer que com o nível de eficiência e perfeição dos pit’s dos dias atuais, esse take é incondizente, mesmo que num filme publicitário, com a imagem das equipes. Ah, aos 4;43 aparece uma joaninha….

Mara
Mara
7 anos atrás

Alguém me viu na arquibancada? Kkkkk nem eu, mas que eu estava lá isso estava…… Muitas saudades!
Realmente um pecado o fim do Autódromo de Jacarepaguá.

Luis felipe
Luis felipe
7 anos atrás

Flavio,’ou alguem ai, saberia me dizer se é boato,ou verdade, que o contrato assinado pelo Piquet naquele ano foi o maior, e melhor em termos financeiros até então na história da Formula 1?

Kings
Kings
7 anos atrás

Pqp! Sensacional e emocionante! E a música?? PQP. demais. Kingsfoil a banda que tocava! Demais bicho. Valeu FG.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
7 anos atrás

O fim de Jacarepaguá foi um crime, não dá para se conformar mesmo.

Lembro bem dessa corrida. Piquet ainda conseguiu o pódio, mas era evidente que a McLaren estava em outro patamar.

Foi a estréia do Gugelmin, mas se não me falhe a memória, mal largou.

Eu tinha 10 anos e me lembro melhor dessas corridas do que das atuais.

Acho que tô ficando velho.

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
7 anos atrás

Também adoro olimpiadas. Sempre fui contra a realização tanto dela quanto da copa aqui por achar que temos coisas mais importantes para resolver, mas já que decidiram fazer (democracia é assim), que seja um sucesso.
Não precisava destruir o autodromo, Mas Brasil é assim mesmo….

Araujo
Araujo
7 anos atrás

Um dos melhores traçados da F1, com uma paisagem deslumbrante. Uma pena que o RJ jogou no lixo um autódromo tão legal. Seria ótimo que o Rio e SP se revezassem sediando o GP Brasil a cada ano.

Evandro Oliveira de Souza
Evandro Oliveira de Souza
7 anos atrás

Os carros eram demais. Em especial pq permitiam ultrapassagens, o que hoje j[a nao existe. Alias, eu quero muito comprar miniaturas de carros de F1 emblematicos (pelo menos para mim). Alguma recomendacao de marcafabricante de miniaturas de F1?

Turbina
Turbina
Reply to  Evandro Oliveira de Souza
7 anos atrás

A Tamiya possui kits para montagem , nas mais diferentes escalas.
Não me lembro se a Revell tb tem ..
Agora miniaturas prontas existem diversas marcas : Burago, Maisto …etc
Eu particularmente prefiro um kit para montar

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

Como não ficar puto? Jogou grande parte da história do automobilismo do Rio e do país no lixo! Olimpiadas é o máximo, mas sediadas no Brasil soa desafinado.
Sem condição. É o mesmo que ir na Finlândia pra comer a melhor feijoada do mundo.

A memória esportiva do brasileiro e da mídia se resume a futebol. Ninguém tá nem aí pra quem conquistou medalha a quatro anos atrás, como conseguiram, de onde vieram. O esporte olímpico não tem a formação, o profissionalismo, imparcialidade e a atenção que merece. O mesmo acontece com o esporte e a memória automobilística. Pra ambos os esportes, vale essa premissa de que brasileiro não gosta de esporte, gosta de ganhar.
Agora, novamente é a hora de surgirem os heróis anônimos, o ufanismo, o remédio paliativo. É do Brasil. Até projetos deseperados de última hora saíram da gaveta para as escolas, formando o pano de fundo que os governos querem para as eleições desse ano.

O legado já está aí. A FIFA adorou mandar e desmandar e a filosofia de que “não se faz copa do mundo com hospital” agradou muito a Blatter e a sua corja.
Com o governo do Rio falido, apesar de ter todo o suporte pmdbista, a verdade é que a Federal vai ter trabalho e material de sobra pra investigar os usuais devios.

– Sobre o vídeo? Queria saber qual a nostálgica trilha sonora. No mais, curvas perfeitas, Piquetzão meio puto (1:10) e o grande Nakajima conseguiu aí o único pontinho dessa temporada.

paulo z
paulo z
7 anos atrás

acabaram com o som do motor dos carros, acabaram com a estética dos carros, acabaram com as mulheres no grid, acabaram com o autódromo, acabaram até com os pilotos brasileiros……

Alex Tadeu
Alex Tadeu
7 anos atrás

Só queria entender porque o Rio não fez como Sochi… Daria perfeitamente para conciliar autódromo e parque olímpico! Uma pena que os interesses da especulação imobiliária falaram mais alto…

Robertom
Robertom
Reply to  Alex Tadeu
7 anos atrás

Não entende ?
Os expertos dos donos das grandes construtoras, aliados aos políticos e dirigentes esportivos corruptos, aproveitaram para fazer o “parque olímpico” na área do autódromo, depois das olímpíadas o parque vai ser desmontado e tudo vai virar condomínios de alto padrão.
Falam em especulação imobiliária, mas na verdade é roubo explícito do patrimônio público.
A zona oeste do Rio tem ainda muitas outras grandes áreas livres onde poderia ser construído o parque olímpico, porém tomaram a melhor localizada e com maior potencial de valorização.
O abandono da manutenção do autódromo e consequente sumiço de eventos internacionais foi intencional, eles já estavam de olho há mais de 20 anos…

Anderson
Anderson
7 anos atrás

Como eram tão mais lindos is carros,as câmeras on board,sensacionais. ..faltou so a Camel deixar um pouco o som dos motores. …mas show demais

ohninuJ
ohninuJ
7 anos atrás

Mas tem imagens de 87 inseridas indevidamente aí… O Senna cobrou direitos de imagem da Camel?
Williams na primeira fila em 88 era impossível (motor Judd).

Segafredo
Segafredo
Reply to  ohninuJ
7 anos atrás

tbm havia percebido

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  ohninuJ
7 anos atrás

Pelo sinal de largada, é GP da Itália… e é de 87. A Williams não fez nenhuma pole em 88.