MENU

sexta-feira, 28 de março de 2014 - 21:06Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (morri) – Acho que é uma das dicas mais legais da história da humanidade: o arquivo de fotos digitalizadas da Stanford University. Chegou a mim através do Maximiliam Luppe e do Felipe Nicoliello, o cara que mais entende de Puma no mundo. Coloquei na busca “Sao Paulo” e apareceu uma galeria com mais de 800 fotos de carros, quase todas tiradas em Salões do Automóvel dos anos 70. Mas tem também Copersucar testando em Interlagos, além de linhas de montagem de várias fábricas. As fotos são todas de Karl Ludvigsen e reproduzo uma abaixo apenas para ilustrar, já perguntando: que carro é esse com o logo da Metal Leve no capô?

As imagens têm excepcional qualidade, e ver os carros de nossos sonhos zero quilômetro em fotos de época é de matar qualquer um do coração. Inclusive para ajudar em restaurações. Dá para perder dias nelas. Coloquem “Puma” na busca, por exemplo. As fotos da fábrica são maravilhosas, quase inacreditáveis — numa delas há duas Vemaguets na porta. Ou então escrevam “Auto Union”: lá está Rosemeyer correndo para a morte. E imagino que qualquer outra coisa que vocês queiram pesquisar resultará em mais e mais fotos de época, históricas.

Incrível, a internet. Quando ela quer, é encantadora.

stanfordanhembi

11 comentários

  1. Renato disse:

    Uma pena que não podemos baixar as fotos, somente alunos de Stanford. Já queria separar umas 6 fotos para fazer quadros e decorar minha garagem!

  2. O protótipo Meta20 foi proposto por Chico Landi à Metal Leve em 1969 e concluído em 1970 pela comemoração dos 20 anos daquela indústria.Ela bancou o custo e apresentou no Salão do Automóvel de 1970. Foi construído sobre o chassis de um Fórmula Junior Landi Bianco e considerado o primeiro carro de competição nacional a usar turbo. Um belo câmbio ZF de 5 marchas. A carroceria iniciou pela mãos de Amato,e nela trabalhou o Osmar Ribas (que poucos sabem foi construtor do protótipo MP Lafer da equipe do Rigoberto Soler). Toni Bianco encarou toda a finalização desse protótipo. Para o lançamento do livro do Chico Landi a MAHLE adquiriu o carro que estava adaptado para rua no Rio e nós restauramos aqui em Passo Fundo. Na apresentação do livro no Mercedes Café foi feito termo de doação para o Museu. Chico Landi fez sim uma corrida em Interlagos com o carro;existem muitas fotos. PAULO TREVISAN

  3. Julio Cesar Gaudioso disse:

    O Meta 20 criado por Chico Landi (descubram quem foi esse Sr., gurizada mais jovem) com Toni Bianco (l’ultimo carroziere) usando o motor 2500 cc do Opala e turbocompressor. O 1º carro de corrida nacional com turbo. O nome era uma homenagem à Metal Leve, a qual sempre o apoiou e completava 20 anos de existência.

  4. JT disse:

    FG, essa dica foi quentíssima: encontrei fotos do raro Lafer LL. Se soubesse disso antes, teria tempo de incluir algumas imagens no livro do MP, com a devida permissão da entidade.

  5. Santiago disse:

    Flavio,

    Estive lendo no wikipedia sobre a história do Puma:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Puma_Ve%C3%ADculos_e_Motores

    Será que dos dias de hoje não tem mercado? Você sabe qual a origem do fechamento da fábrica?

  6. Fernando Amaral disse:

    Sensacional o registro de um teste do primeiríssimo Copersucar, com a carroceria que somente correu na Argentina, a do desenho original criado em túnel de vento da Embraer (aliás, em seguida fotos de modelo em escala em testes no túnel).
    Quem quiser ver isso primeiro sugiro clicar no ano de 1974, no menu do arquivo à esquerda.

    A seguir, fotos do Salão do Automóvel daquele ano com alguns SuperVe (foi o primeiro ano da categoria no BR) incluindo um que nunca correu, o de aspecto futurista criado pelos alunos da FEI (q me lembre era verde metálico).
    Tambem um lindo Dodge 1800, lembro como sendo amarelo e preto, belíssimo, e também uma perua 4 portas do Dodginho, essa eu não lembrava.

    eu e meu pai conseguimos entrar no box quando de um dos primeiros testes do Copersucar, mas ainda não foi dessa vez que eu apareci nalguma foto.
    e os principais da equipe estão lá: Ricardo Divila, o mecânico-chefe Itoh (japonês, acho q veio da Lotus, não sei ao certo) Darci Medeiros e o Jo Ramirez, tirado da Tyrrell por Wilsinho.
    se eu estiver enganado por favor corrijam.

    Valeu Gomes!

  7. Airton m disse:

    Fantástico, com fotos ineditas: digitem puma, vão para a pagina 20 e vejam o motor de 8 cilindros boxer que estavam desenvolvendo…

  8. Gerson Oliveira disse:

    É o Meta 20 do Chico Landi, tinha motor do Opala 4cil. turbinado. A Metal Leve participou do projeto, mas não me lembro deste lindo carro ter participado de alguma competição. Meu saudoso pai trabalhava na empresa à época e me contou a história (com certeza ele estava neste salão), mas eu tenho uma péssima memória.

    • Fernando Amaral disse:

      Ta certíssimo, esse mesmo o nome do carro, criado por Chico Landi, só vim a saber por uma biografia do homem publicada anos atrás e q encontrei num sebo; e realmente acho q nunca correu mas não sei porque – acho q foi em 1970/71, época em que se alteravam regulamentos e categorias mensalmente, talvez tenha sido por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *