FÁCIL PRA NINGUÉM

SÃO PAULO (crise braba) – Sem a Vodafone, o Santander e sei lá mais quem, a McLaren vai para a Austrália sem patrocinador principal. Para dar uma disfarçada, apresentou pelo Twitter a pintura em homenagem à Mobil, com quem mantém parceria técnica e de patrocínio há 20 anos. Aparentemente, será usada só em Melbourne.

Ficou bonito. Mas não esconde a crise. Se nem a McLaren arruma um patrocinador forte, é porque a coisa está mais feia do que se imagina.

mp429mobil

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hausensson
Hausensson
10 anos atrás

Cobra menos pra ver se aparece um monte…

Elmo
Elmo
10 anos atrás

Mas que ficou bárbaro, ficou.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Não é bem assim, Flávio Gomes. Eles podiam ter arrumado um patrocinador já, que não iria pagar tanto por causa do ano ruim anterior que a McLaren teve; palavras do próprio Ron Dennis. Então vão apostar em bons resultados no começo do ano para arrumar um patrocinador que esteja à altura do que a equipe quer.

Yerosha
Yerosha
10 anos atrás

A coisa ta tão feia ,que até o Sr Ron Dennis voltou à trabalhar ,e se assim ainda não der aluga Woking.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Acho que deveriam se inspirer na Nascar em busca de patrocinio, explico:
Lá até as equipes grandes, salve algumas execessões, não possuem um patrocinador fixo por a temporada, eles acharam uma solução que pode-se ter um a cada 4 corridas, ná verdade eles vendem o espaço por corrida, por ser mais vantajoso.
Até a penske faz isso na IRL.

Vitão
Vitão
10 anos atrás

Mansur Ojeh preencheu o chequão ( ou melhor, mandou a TED , ou SWIFT, que fica mais chique) e tá resolvido.

Tom Brandão
Tom Brandão
10 anos atrás

Ok, bonito, mas eu acho que eles perderam uma baita oportunidade de valorizar a força e tradição da marca McLaren e fazer uma pintura para ficar na história, algo desse tipo:

http://www.estudio196.com.br/imagens/mclaren2014_orange-black.jpg

Joao
Joao
Reply to  Tom Brandão
10 anos atrás

Realmente ficaria lindo assim mas acho que deve ser por causa da Mercedes que eles não mudam o prateado, vamos ver no ano que vem com a Honda.

Simão
Simão
Reply to  Joao
10 anos atrás

A Force India usa Mercedes faz tempo e nunca teve nada prateado. E nem a Williams terá.

Tom Brandão
Tom Brandão
Reply to  Joao
10 anos atrás

Acho que não é esse o motivo deles não terem adotado o laranja nem na pintura dos testes (como foi feito em vários anos), ainda mais no último ano da parceria bem sucedida porém desgastada da McLaren com a Mercedes. Acho que o problema é que pelo visto o Ron Dennis não gosta muito dessa cor: http://grandepremio.com.br/f1/noticias/mclaren-descarta-laranja-e-vai-manter-pintura-prateada-no-novo-carro-apos-retorno-de-dennis-diz-site

allan
allan
10 anos atrás

Puro IRL! Ou Indy, como queiram… Gostei, mas que o laranja com asas pretas ficaria muito melhor, isso ficaria.

Bruno Manhães
10 anos atrás

Sou a favor da volta dos patrocínios de cigarros fuma, bebe, e faz tantas outras coisas mais quem quer, não entendo por que patrocínio de bebida pode se faz mal igual ao cigarro! Realmente o carro ficou bonito mas esperava o laranja para este ano.

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Vendo desta maneira, a Williams achou um baita tesouro que estava enterrado à anos!

Abraço!

allan
allan
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

Simples e perfeito seu comentário…

Alessandro Silva
Alessandro Silva
10 anos atrás

Com crise ou sem crise o fato é que o carro ficou do caralho! Este preto finalmente fez o cromado funcionar. É que detesto cromado usado em lugar de cor. Mas usado em conjunto com o preto, matou à pau! Fantástico!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Porra, não podia ao menos pintar de laranja ???

Lucas S.A.
Lucas S.A.
10 anos atrás

Podiam pelo menos ter pintado de laranja, né… Uma das pinturas que mais vejo o pessoal pedindo de volta é a McLaren laranja.

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Não é que falta patrocínio pra McLaren, é que a McLaren exige mais dinheiro do que os patrocinadores estão dispostos a pagar. A Williams arruma porque deve estar pedindo bem menos. Simples.

Por isso, nesse caso, acho que a McLaren e todas as outras equipes que não arrumam patrocínio, é quem deveriam cair na realidade.

As equipes pedem muito porque dizem ter altíssimas despesas e por isso precisam investir tanto. Se todas gastassem menos, sobraria patrocinadores.

E a McLaren está sendo burra por não aceitar valores abaixo do exigido por ela. Não ter patrocínio é como deixar um imóvel vazio. Dinheiro morto. Melhor aceitar 10%, 20% a menos do que ficar o ano inteiro no zero.

Por exemplo: se a McLaren deixar morto um espaço por causa de 20% do exigido por uma etapa, ela vai precisar de PELO MENOS, umas 8 etapas pra cobrir o valor deixado de receber devido a seu orgulho, com muito otimismo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Giovanni
10 anos atrás

hum…. é por aí !

allan
allan
Reply to  Giovanni
10 anos atrás

Sim, isso mesmo. Ron, na posição de deus (ou ele se considera um “semi-“?), quer no seu carro algo do bom e do melhor, e já deve até estar com 50% do caminho andando. Foi para isso também que ele voltou a dar as caras para mandar do seu jeito. Tem coisa grande vindo por aí. Deixa o Magnunsen emplacar…

Alex
Alex
10 anos atrás

véio….pensei que a foto era em preto e branco! Voltando aos problemas da mclaren, a mídia, eterno cão de guarda dos grupos econômicos que estão arruinando o planeta inteiro, diz que os Estados Unidos estão “melhorando”, Europa se “recuperando”…Ou seja: vem mais especulação financeira por aí, vão tentar sangrar mais um tanto um mundo que já tá quebrado. Até quando? Sei lá, até uma guerra mundial, uma catástrofe de proporções épicas exatamente como no século XX…

jonas Brows
jonas Brows
Reply to  Alex
10 anos atrás

OI?

Alex
Alex
Reply to  jonas Brows
10 anos atrás

DÃÃÃ…

Sanzio
Sanzio
10 anos atrás

É como o Ron Dennis disse: Depois de várias temporadas ruins, os patrocinadores não aceitam pagar o que (ele acha que) a equipe vale.
Mas sei não… A Honda tem alguma petroleira de estimação (tipo Renault-Total)? Se não tiver, soa como um agradinho pra ver se segura a Mobil para o ano que vem….

Simão
Simão
Reply to  Sanzio
10 anos atrás

Honda e Mobil trabalharam juntas na Williams…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Um filme em preto e branco.

Marcel
Marcel
10 anos atrás

Ficou realmente bonito. Ficaria com essa pintura até o fim do ano, mesmo sem Mobil. Dá uma diferenciada maior em relação à Mercedes. E pode fazer uma transição para o ano que vem. Certamente com a Honda a pintura não será mais prata.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Quando foi o último título de construtores da Mclaren?
R:1998

Quando foi o último título de pilotos?
R: 2007

Bom lembrar, Hamilton foi campeão “raspando” em Interlagos em cima de um piloto que nunca foi campeão. O título de Lewis em 08 não foi nenhuma obra prima. Ferrari e Massa erraram muito no campeonato, mas isso também aconteceu com Mclaren e Hamilton. O campeonato de 08 não foi ganho na base da velocidade, precisão e regularidade. A situação era patética: “Hamilton e Massa não querem ser campeões?”. A cada corrida um jogava o título no colo do outro… Agora observem o primeiro título de Vettel, em 2010 ele bateu quatro fortes rivais pra ser campeão.

1-Alonso, bicampeão considerado o melhor piloto da época.
2-Hamilton, campeão mais arrojado do grid.
3-Button, campeão em grande fase ao volante.
4-Webber, que foi “osso” dentro e fora da pista o ano todo.

O alemão até a temporada 2009 tinha: 43 corridas, 5 poles, 5 vitórias, 3 m.voltas e 9 pódios. Vettel deu uma bela pixotada na “reta final” no GP da Bélgica 2010, mas deu a volta por cima e foi campeão. Se Alonso levasse o título, seria um desastre pra RBR. Webber não fez nada na decisão em Abu Dhabi(Alonso ainda me fica atrás do novato Petrov), a responsabilidade caiu em cima de Vettel, ele impediu o vexame.

Hamilton de estilo veloz, arrojado(e afobado) na reta final jogou um título praticamente ganho no GP da China-07. Em 2010, jogou chance no lixo ao se envolver em duas belas pixotadas em Monza e Cingapura. E o que dizer da temporada 2011? Lewis acabou tomando surra de Button, um piloto que não é conhecido por ser espetacular, mas é mais comprometido, focado e regular, o problema é que sua técnica de pilotagem é subestimada. Bom lembrar, Prost não era nenhuma maravilha de arrojo ao volante, mas era um piloto extremamente seguro pra liderar um time, coisa que Lewis nunca foi. Prost era bom de chuva? Button venceu pelo menos 7 corridas espetaculares em piso molhado…tem seu valor!

Button em termos de campeonato fez o básico em 2009, bateu o companheiro(mediano) e foi campeão, mas foi em 2011 que ganhou meu respeito. O inglês foi vice campeão com méritos, Lewis foi apenas o quinto no mundial. Velocidade sem controle não quer dizer muito! Já tinha visto isso em 89 entre o afobado Senna e professor Prost, basta ver a tabela pra observar quem mais mereceu o título. Abaixo as pixotadas de Lewis em 2011, Button simplesmente passou o “trator” em cima do companheiro:

Hamilton, besteira no GP da Malásia, Button foi ao pódio, 2º lugar!
Hamilton, besteira no GP de Mônaco, Button foi ao pódio, 3º lugar!
Hamilton, besteira no GP do Canadá, Button foi ao pódio, 1º lugar!
Hamilton, besteira no GP da Hungria, Button foi ao pódio, 1º lugar!
Hamilton, besteira no GP da Bélgica, Button foi ao pódio, 3º lugar!
Hamilton, besteira no GP de Cingapura, Button foi ao pódio, 2º lugar!

Em Monza Hamilton ficou 26 voltas tomando “bengaladas” do velho Schumacher, Button ultrapassou os dois e foi ao pódio, 2º lugar!

No GP do Japão, Lewis fez outra corrida apática(e enrosco com Felipe), Button foi ao pódio 1º lugar! No GP da Índia outro “enrosco” com Massa…outra péssima corrida, Button 2º lugar.

O estilo veloz/arrojado pode até agradar os fâns mas isso não quer dizer que o piloto seja o melhor da turma(mídia e torcedores dão muito valor a ‘meia dúzia’ de corridas onde o piloto da show, mas e o resto? E pra vencer campeonatos esse piloto presta? Lewis esta mais pra Mansell). Sou mais a regularidade de Rosberg na Mercedes esse ano! Bom lembrar, o pai de Nico levou o título mais pela inteligência que velocidade, o mesmo serve para todos os títulos de Piquet e Prost…

Para Mclaren voltar ao domínio, tem que contratar um piloto 100% focado, no mínimo um piloto como Hakkinen. Mclaren vem forte em 2015 com a Honda, mas vai precisar de um piloto que lidere a equipe com “mão de ferro”, como foi com Schumacher na Benetton e Ferrari, ou como são hoje Vettel e Alonso. Detalhe, ambos podem estar disponíveis para 2015, Honda que fique de olho.

Fizeram muito carnaval com Lewis na Mclaren, mas ele ficou devendo, um título foi pouco pra um time de ponta como Mclaren. Lewis já era pra ser tricampeão, ele mesmo admite que jogou boas chances fora:

“Tive um grande ano em 2012, tive uma ótima oportunidade em 2010, provavelmente em 2011, quando Jenson Button foi vice e eu não consegui otimizar, então deixei algumas chances passarem”

Lewis tinha obrigação de ser vice campeão em 2011, acabou como mico do ano (2012 Hamilton fez 190 pontos, Button pressionou com 188). Hamilton melhorou muito nas corridas a partir de 2013, pelo menos parou de cometer pixotadas na pista. Vamos ver como será com Rosberg em 2014, no ano passado o inglês passou sufoco com o alemão. Pelo menos até o GP da Inglaterra, Nico já tinha três poles e duas vitórias, Lewis uma pole sem nenhuma vitória.

Mclaren esta devendo(títulos) a muito tempo, virou equipe de status e poucos resultados, não é a toa que patrocinadores estão jogando valor abaixo. Que venha logo a Honda porque senão a coisa vai ficar brava! E a fábrica japonesa não quer piloto oba-oba, exige um piloto completíssimo que lidere com mão de ferro como Alonso ou Vettel…abre o olho Red Bull.

Honda vai investir uma montanha de dinheiro, tem que exigir!!!

Darthv3x
Darthv3x
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

OUCH!

Tom
Tom
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Concordo com seu texto,em 2010 o titulo era da Mclaren,se houvessem pilotos competentes por lá,Alonso chegou ao final disputando o titulo com um carro pior do que a dupla da Mclaren ,somente no braço, e olha que a Red Bull deu uma ajuda com a briga de Webber e Vettel,que foi ajudado na 2 ultimas corridas pela equipe

Robertom
Robertom
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

2008, e não 2007.

Leandro
Leandro
10 anos atrás

Sei não Gomes pra mim tem dedo da Honda nessa falta de patrocínio aí. Porque se a Willians que vinha numa fase tecnica infinitamente pior descolou a Martini como a McLaren não descola ninguém?
O dinheiro dos japoneses deve ser tão grande que o povo de Workin nem se incomoda em buscar mais

Giovanni
Giovanni
Reply to  Leandro
10 anos atrás

Não descola ninguém, ao contrário da Williams, porque a McLaren pede MUITO mais dinheiro do patrocinador do que a Williams.

PedroL
PedroL
Reply to  Leandro
10 anos atrás

A McLaren já admitiu a preocupação com relação à falta de um patrocinador principal, o qual eles esperavam fechar ainda em 2013, falaram que os valores oferecidos até então são absurdamente baixos, e não foram aceitos pela cúpula da equipe.
Com relação ao retorno da Honda em 2015, eu não acredito nessa história de que por terem sido dominantes em uma determinada época, ao retornar, voltaram ao auge rapidamente e serão os melhores, como a maioria deduz.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Leandro
10 anos atrás

Concordo plenamente e acrescento: o negócio com carros e a MES tb vão muito bem das pernas. Ex.: Eles estão com fila para entrega do P1 e todos já estão vendidos.
Então pode ser que a Mc tenha chegado há um nível que não dependa exclusivamente de patrocínios master.

charles
charles
Reply to  Leandro
10 anos atrás

Concordo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  charles
10 anos atrás

Parece que eles podem se dar ao luxo de escolher os patrocinadores, segundo o diretor da mclaren eles possuem para 2014 o maior orçamento da história. Por serem uma empresa privada, podem destinar seus recursos sem pressão de investidores, pagamento de dividendos, etc. Se eles fizerem um grande ano, como tenho certeza que farão, não tenho dúvidas que ano que vem venderão seus espaços pelo preço que pedem.
http://www.planetf1.com/driver/3373/9128233/McLaren-will-have-their-biggest-budget

Alan
Alan
10 anos atrás

Um detalhe vermelho no bico…
Agregaria valores à sua equipe

allan
allan
Reply to  Alan
10 anos atrás

Pensei em um preto em degradê, como deveriam ser as laterais também. O vermelho destacaria ainda mais o… o… $#&*.

RenatoS.
RenatoS.
10 anos atrás

É só pedir consultoria ao Frank.

André Paulo
André Paulo
10 anos atrás

Quem sabe a Honda não manda uma ajudinha. …

Darthvex
Darthvex
10 anos atrás

A temporada está prometendo. Na terceira corrida a McLaren resolve isso.

Mas muito justo com a Mobil. Pena ter a sombra do disfarce…

Michel
Michel
10 anos atrás

E a Williams que andava em baixa arrumou a Martini…