MENU

quinta-feira, 20 de março de 2014 - 19:21Indústria automobilística

MÁ NOTÍCIA

SÃO PAULO (péssima…) – Se até o fim de abril alguém não se habilitar, o estúdio Bertone fecha as portas. Em situação de falência, a empresa que fez algumas das mais belas coisas sobre rodas de todos os tempos precisa de um comprador. As dívidas são enormes e já faz mais de um mês que ninguém aparece para trabalhar. Para quem não ligou ainda o nome aos carros, eis aqui o site oficial do grupo. Clicando em “Galleria“, dá para se ter uma noção da importância da assinatura Bertone ao longo de mais de 100 anos de história.

A propósito, em 2012 os italianos fizeram este carro do vídeo, o Nuccio, para celebrar o centenário.

Triste demais, isso.

16 comentários

  1. RENE FERNANDES disse:

    Artesanal e cheio de personalidade! Que linhas! Que capricho! Estão acabando com o belo e transformando tudo em tendências mundiais. Os carros são a cara de um, focinho de outro….A globalização e a economia de mercado sufocam e enterram talentos e conceitos revolucionários. E entregam o mais do mesmo. Mundo bosta e sem personalidade!

  2. Marcos José da Silva disse:

    A Italdesign (o estúdio de Giugiaro) também estava pra falir igual a Bertone mas foi comprada pelo Grupo VW através da Lamborghini (com dinheiro da Audi). Quem sabe algum grupo automotivo asiático a compre. A Pininfarina poderá ser a próxima caso não se cuidar. Lembrando que a Karmann também quase faliu mas foi salva pela VW. Sorte a Bertone.

  3. Mathias Aguiar disse:

    Em um mundo de carros iguais fará muita falta perde-los.

  4. Ulisses disse:

    Muito triste isso!
    Cresci vendo e sonhando com os carros da “Bertone”, provavelmente será comprada por alguma empresa chinesa.

  5. Evandro disse:

    É uma pena, espero que encontre uma solução.
    Quanto a trilha sonora do video pensei que fosse o Satriani, alguém sabe o nome da musica please ??

  6. alan disse:

    Belissimos trabalhos, um carro nascer da imaginacao de alguem ate sair da linha de producao e um trabalho imenso! Mas penso que o problema e a decadencia generalizada da Italia, o paiz ta afundando, Roma ja e considerada uma cidade inabitavel pelo caos instalado, uma pena mesmo, mas assim caminha a humanidade!

  7. Gus disse:

    Pecado, estamos na era da “identidade familiar” nos carros, quando uma van tem que parecer com o sedan top de linha da marca…..

    Fim dos projetos “por fora”, das assinaturas com grife, de seriar o que seria quase um protótipo desenhado por artesões.

    Triste isso!

  8. Bruno Mantovanelli disse:

    Sou designer e estou muito triste com essa notícia.
    Bertone é uma das minhas referências. Pode fechar as portas, pois pra mim é eterno.

  9. EduardoRS disse:

    A Bertone não soube se reposicionar no novo cenário automotivo. Hoje em dia, as tradicionais grandes montadoras preferem desenvolver seus projetos entre 4 paredes. O Giugiaro se juntou à VW, a Pininfarina foi caçar novos clientes na China, e a Bertone ficou sonhando acordada. Pagou o preço. Se acontecer de fechar de vez, vai ser algo MUITO triste.

    A crise aqui na Itália é bem pior do que as pessoas imaginam. É um verdadeiro Titanic afundando, e ninguém se salva, mesmo com 100 anos de história.

  10. Victor disse:

    Eu nunca entendi muito bem o papel desses ‘studios’ de criação dentro do projeto de concepção de novos modelos. Quero dizer, porque as empresas contratam/contratavam tais serviços terceirizados?

  11. Alex disse:

    o negócio é respirar fundo porque essas coisas deixam a gente sem palavras

  12. Túlio Parodi disse:

    Che peccato!!!

  13. paulo giannella disse:

    RAÇA MALEDETTA…

  14. Sanzio disse:

    O Astra e o Kadett são Bertone?!?! O.o

  15. Aldo disse:

    Espero que não seja o fim. Junto com o Stratos foi feito um buggy que eu gosto muito. E vídeo excelente com som do Steve Vai. Faz um tempo teve uma exposição importantíssima no Tomie Ohtake sobre os estúdios de design da mesma região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *