TESOURO
SÃO PAULO (pipoca e guaraná) – Sim, já tínhamos visto imagens em vídeo do GP do Brasil de 1972. Não, um vídeo com a corrida quase toda, não. Ricardo Meneghetti mandou pelo Facebook. Nunca é demais. Ao contrário, quanto mais, melhor. E vale ver até o fim. É impagável o momento em que “autoridades” são entrevistadas, como o então governador Laudo Natel, que manda abraços ao carniceiro Médici, general de plantão na presidência, na época. Depois fala Paulo Machado de Carvalho, secretário de esportes da cidade, o Marechal da Vitória. Àquela altura, o público estimado para a corrida, segundo o narrador Geraldo José de Almeida, era de 225 mil pessoas. No começo da transmissão, eram 150 mil. Na segunda volta, 210 mil.
O Brasil era um assombro, mesmo.
Pena que faltou o fim da prova, o momento da quebra de Emerson e a vitória de Reutemann. Mas, mesmo assim, é um tesouro.
Que baita interferência na narração……..kkkkkkkk……mesmo assim é melhor que ouvir as asneiras do Galvão.
JÁ PENSOU ESSES TORPEDOS DE HOJE STOCK CAR V-8,NESSE TRAÇADO ANTIGO,NA CURVA 1 E 2 E RETÃO IAM VOAR,
Eu estava na subida dos boxes (hoje curva do café).
Deu p/ ver de perto a rodada da Lotus quando a suspensão traseira quebrou.
“Wilson Fittipaldi Júniorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!”….SENSACIONAL!!!!! “Aí vem eles, minha gente!!!”
Saudoso Geraldo José de Almeida, pai de Luiz Alfredo….
Tinha 7 anos e estava lá no meio do retão no teto de uma kombi, que o dono gentilmente me convidou a sentar sob o guarda sol, bons tempos aqueles.
Estava lá e me lembro. O circuito era excelente, mas a manutenção era péssima. Cheia de remendos na pista, como se pode observar no vídeo. Anos antes a conservação da pista era ainda pior, com buracos, impedindo os pilotos a fazerem o melhor traçado, como na Curva 3, no fim do retão e no Pinheirinho.
Atualmente, inverteu. Temos uma pista ótima em termos de piso, mas com um traçado inferior ao de 1972.
Video simplesmente espetacular. Parabens.
Essa é boa,”o BBBrasil era um assombro!” Hoje não?!?!?!?!?!?
QUE MARAVILHA,CURVA 1 E CURVA 2,E RETÃO,ESSA PISTA ERA SENSACIONAL.
Estava lá neste dia histórico.
O coração bate mais forte ao ver a Velha Interlagos.
Interlagos era uma pista maravilhosa. Uma pista com curvas de verdade. Não tinha cotovelos, esquinas – curvas de 90 graus. Cada curva era única, um desafio a parte.
nossa senhora, que narração horrível! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu estava lá embaixo da torre de cronometragem, na entrada dos boxes, em frente aonde o Emerson quebrou a suspensão, deu uma rodada de 360 e encostou a Lotus só no impulso.
Prá quem perguntou sobre a música de fundo: song of my father…
Esqueci de dizer quem canta: Georgio Moroder. Veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=xKgZa_FCcKQ
Imagens históricas. Maravilha. Embora feita com uma unica câmara, dá pra ver o quanto Interlagos era linda, emocionante e seletiva.
Foi uma corrida de poucos carros, e raros deles eram de fato competitivos. talvez só os 3 que lideraram a maioria das voltas, e a Lotus do Dave Walker, que ficou pra tras desde o inicio.
Agora, a transmissão foi uma piada de mau gosto. o cara variava o nome das curvas, cada volta o Sargento e o Laranja estavam num lugar diferente, e numa delas a Ferradura veio depois do Laranja !!! Pior do que isso eu só vi o Waldir Amaral (com o auxilio luxuoso, vejam do….imaginem…Raul Brunini !!!! ) narrando pelo radio, quando ele anunciava a passagem do “Renault” Arnoux e seu “René” Turbo… ou então a passagem do Ronnie “PetersEn” (!) com seu “ESTEPE” March (era STP…). Em 73 alguns GPs nbão foram televisados (Alemanha e , se não me engano, Canada e USA, foram transmitidos pela Radio Globo ! Em alguns a transmissão ficou a cargo do Waldir Amaral e em outras fo Jorge Cury !!! Incrível a incompetência de quem selecionava esses caras pra transmitir corridas.
Nessas épocas da primeiras transmissões eu cheguei a sugerir ao Aldo Vianna – que eu encontrava regularmente na casa de uns parentes meus, era pai do Galvão Bueno, e um dos produtores da área de esportes da Globo, ligados as transmissoes das corridas – que utilizassem alguém do meio automobilístico pra transmitir e comentar. Cheguei a sugerir alguém como o Luisinho ou o Anisio Campos. E ele me respondeu: “Voce já ouviu a voz do Luisinho ???”. Bom, em 72/73 eu era um moleque de 16/17 anos, e acho que ele não me levou a serio…e não notou que eu entendia do assunto.
Ai é que estava o mistério, eles não procuraram alguém do meio que tivesse uma voz razoável e com um portugues correto (mais ou menos como aconteceu mais tarde com o “Giu”, comentando,se não me engano, pela Band), pra comentar as corridas, dai terem demorado tanto tempo até “achar” o Galvão e o Reginaldo. E mesmo assim, esses dois levaram um bom tempo pra parar de falar bobagens. O Rginaldo já vinha escrevendo sobre automobilismo a algum tempo, e não erava muito, mas o Galvão demorou a aprender, e parar de falar besteiras. Se bem que, atualmente, a soberba, e talvez a idade, fizeram ele voltar a falar besteiras…
De qualquer maneira, é muito bom ver essas imagens, e lembrar desse tempo !!!
Antonio
Em tempo: hoje, vendo essas imagens, tendo a acreditar que o Emerson – com toda a superioridade do Lotus 72 sobre os outros carros que estavam na pista, visível pela enorme diferença dos tempos nos treinos, e sabendo que a corrida não valia para o Mundial – vendo o Wilson “pular” na frente, segurou o Reutemann e o Peterson por 2 voltas, pra “dar uma força” pro irmão. Afinal era o ano de estreia do Wilson, e ele tava precisando de apoio…Voces não acham ???
Antonio
Seabra, vc é uma enciclopédia! Abraço, do seu “estagiário”. Sydney
Interlagos… nossa Spa amputada… das duas pernas.
Prisão perpetua aos idiotas que destruíram esse santuário,
Imperador
A gente não cansa de dizer isso. Essa pista era maravilhosa !!!
Basta ver a escorregada nas 4 do Peterson no Sol, acho que na quarta volta, e as diversas tentativas de ultrapassagem dele sobre o Reutemann na reada do Sargento, isso não vamos ver nunca mais.
Como o video foi feito com uma unica camara, não temos uma visão próxima da pista, sentir melhor os carros contornando a 1 e 2, e depois a 3 e 4, mas mesmo assim dá pra ter uma ideia de como ela era sensacional.
Antonio
Ayrton Senna e Luizão Erundinão!!!
Cumprindo ordens do Bernie, que queria desativar o anel externo de qualquer jeito para impedir que o Emerson organizasse uma prova de F.Indy.
Alguém sabe o nome da música que toca ao fundo antes da largada???
É esta aqui:
Giorgio Moroder – Son of my Father.
Só fera aqui…. Thanks guys!
Chicory Tip (Son of my father)
Valeu!!!
ok, devo ser o milionésimo a enviar a notícia, mas segue a confirmação da Martin Williams:
http://www.f1technical.net/news/19182
A BR está no lado do cockpit.
o BB no sidepod
Não sei teu email, por isto, deixa eu colocar uma sugestão de tema aqui.
Uma dúvida que sempre tive (e que muitos fanáticos como eu devem ter) é que fica com o carro dos testes de pré-temporada.
Porque, pelo que sei, na pré-temporada se testa com um carro e vão montando o segundo carro com base nas correções que vão fazendo na pré-temporada, tanto é tiveram equipes no passado que só aprontaram o segundo carro no final de semana de estréia da temporada.
E o que aguça a dúvida é que certamente todos pilotos gostariam de ter o carro da pré, pois é um carro testato e quem o ganha tem um status de primeiro piloto.
Tens como ver isto? ou ao menos dizer aonde se encontra essa informação?
E eu estava lá. Foi sensacional…
Sensacional as imagens ! Pena que faltam as ultimas 11 voltas ! Ao que parece estas imagens vazaram do arquivo da poderosa Rede Globo ! Porque não fazem então o mesmo liberando as imagens dos GPs de Formula 1 de 1973 a 1975 ? Triste país sem memória !
Saiu a nova pintura da Williams
https://www.facebook.com/WilliamsF1Team/photos/a.327491407314853.81505.243664112364250/676963199034337/?type=1&theater
É o Fernando Calmon na narração?
Acredito que não: o Fernando nao erraria o nome das curvas de Interlagos a cada volta…e não teria levado 11 voltas pra perceber que depois do Emerson, o Reutemann e o Peterson também passaram pelo Wilson ainda na terceira volta. E que o Wilson estava ficando lá pra tras.
Antonio
José Geraldo de Almeida é o narrador empolgado!
Agora saiu oficialmente o comunicado da Willians e Martini
http://www.f1aldia.com/galeria/25900/25912_m.jpg
http://www.f1aldia.com/galeria/25900/25916_m.jpg
Detalhe lembrar que esta corrida foi em uma quinta feira. Dia normal e não era feriado. Não foi em um domingo e tinha este monte de gente. Eu estava lá!
Foi numa quinta feira véspera da sexta feira santa de 1972!
É um mistério a imagem da quebra do Emerson. Nenhum vídeo até agora mostra.