TESOURO

SÃO PAULO (pipoca e guaraná) – Sim, já tínhamos visto imagens em vídeo do GP do Brasil de 1972. Não, um vídeo com a corrida quase toda, não. Ricardo Meneghetti mandou pelo Facebook. Nunca é demais. Ao contrário, quanto mais, melhor. E vale ver até o fim. É impagável o momento em que “autoridades” são entrevistadas, como o então governador Laudo Natel, que manda abraços ao carniceiro Médici, general de plantão na presidência, na época. Depois fala Paulo Machado de Carvalho, secretário de esportes da cidade, o Marechal da Vitória. Àquela altura, o público estimado para a corrida, segundo o narrador Geraldo José de Almeida, era de 225 mil pessoas. No começo da transmissão, eram 150 mil. Na segunda volta, 210 mil.

O Brasil era um assombro, mesmo.

Pena que faltou o fim da prova, o momento da quebra de Emerson e a vitória de Reutemann. Mas, mesmo assim, é um tesouro.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
10 anos atrás

Que baita interferência na narração……..kkkkkkkk……mesmo assim é melhor que ouvir as asneiras do Galvão.

gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
10 anos atrás

JÁ PENSOU ESSES TORPEDOS DE HOJE STOCK CAR V-8,NESSE TRAÇADO ANTIGO,NA CURVA 1 E 2 E RETÃO IAM VOAR,

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
10 anos atrás

Eu estava na subida dos boxes (hoje curva do café).
Deu p/ ver de perto a rodada da Lotus quando a suspensão traseira quebrou.

Alexandre Salvador
Alexandre Salvador
10 anos atrás

“Wilson Fittipaldi Júniorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!”….SENSACIONAL!!!!! “Aí vem eles, minha gente!!!”

Saudoso Geraldo José de Almeida, pai de Luiz Alfredo….

Neto
Neto
10 anos atrás

Tinha 7 anos e estava lá no meio do retão no teto de uma kombi, que o dono gentilmente me convidou a sentar sob o guarda sol, bons tempos aqueles.

eduardo aranha
eduardo aranha
10 anos atrás

Estava lá e me lembro. O circuito era excelente, mas a manutenção era péssima. Cheia de remendos na pista, como se pode observar no vídeo. Anos antes a conservação da pista era ainda pior, com buracos, impedindo os pilotos a fazerem o melhor traçado, como na Curva 3, no fim do retão e no Pinheirinho.
Atualmente, inverteu. Temos uma pista ótima em termos de piso, mas com um traçado inferior ao de 1972.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
10 anos atrás

Video simplesmente espetacular. Parabens.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
10 anos atrás

Essa é boa,”o BBBrasil era um assombro!” Hoje não?!?!?!?!?!?

gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
10 anos atrás

QUE MARAVILHA,CURVA 1 E CURVA 2,E RETÃO,ESSA PISTA ERA SENSACIONAL.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Estava lá neste dia histórico.
O coração bate mais forte ao ver a Velha Interlagos.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Interlagos era uma pista maravilhosa. Uma pista com curvas de verdade. Não tinha cotovelos, esquinas – curvas de 90 graus. Cada curva era única, um desafio a parte.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

nossa senhora, que narração horrível! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marco Leite
Marco Leite
10 anos atrás

Eu estava lá embaixo da torre de cronometragem, na entrada dos boxes, em frente aonde o Emerson quebrou a suspensão, deu uma rodada de 360 e encostou a Lotus só no impulso.

Rui Pastor
Rui Pastor
10 anos atrás

Prá quem perguntou sobre a música de fundo: song of my father…

Rui Pastor
Rui Pastor
Reply to  Rui Pastor
10 anos atrás

Esqueci de dizer quem canta: Georgio Moroder. Veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=xKgZa_FCcKQ

Antonio Seabra
Antonio Seabra
10 anos atrás

Imagens históricas. Maravilha. Embora feita com uma unica câmara, dá pra ver o quanto Interlagos era linda, emocionante e seletiva.
Foi uma corrida de poucos carros, e raros deles eram de fato competitivos. talvez só os 3 que lideraram a maioria das voltas, e a Lotus do Dave Walker, que ficou pra tras desde o inicio.

Agora, a transmissão foi uma piada de mau gosto. o cara variava o nome das curvas, cada volta o Sargento e o Laranja estavam num lugar diferente, e numa delas a Ferradura veio depois do Laranja !!! Pior do que isso eu só vi o Waldir Amaral (com o auxilio luxuoso, vejam do….imaginem…Raul Brunini !!!! ) narrando pelo radio, quando ele anunciava a passagem do “Renault” Arnoux e seu “René” Turbo… ou então a passagem do Ronnie “PetersEn” (!) com seu “ESTEPE” March (era STP…). Em 73 alguns GPs nbão foram televisados (Alemanha e , se não me engano, Canada e USA, foram transmitidos pela Radio Globo ! Em alguns a transmissão ficou a cargo do Waldir Amaral e em outras fo Jorge Cury !!! Incrível a incompetência de quem selecionava esses caras pra transmitir corridas.
Nessas épocas da primeiras transmissões eu cheguei a sugerir ao Aldo Vianna – que eu encontrava regularmente na casa de uns parentes meus, era pai do Galvão Bueno, e um dos produtores da área de esportes da Globo, ligados as transmissoes das corridas – que utilizassem alguém do meio automobilístico pra transmitir e comentar. Cheguei a sugerir alguém como o Luisinho ou o Anisio Campos. E ele me respondeu: “Voce já ouviu a voz do Luisinho ???”. Bom, em 72/73 eu era um moleque de 16/17 anos, e acho que ele não me levou a serio…e não notou que eu entendia do assunto.

Ai é que estava o mistério, eles não procuraram alguém do meio que tivesse uma voz razoável e com um portugues correto (mais ou menos como aconteceu mais tarde com o “Giu”, comentando,se não me engano, pela Band), pra comentar as corridas, dai terem demorado tanto tempo até “achar” o Galvão e o Reginaldo. E mesmo assim, esses dois levaram um bom tempo pra parar de falar bobagens. O Rginaldo já vinha escrevendo sobre automobilismo a algum tempo, e não erava muito, mas o Galvão demorou a aprender, e parar de falar besteiras. Se bem que, atualmente, a soberba, e talvez a idade, fizeram ele voltar a falar besteiras…

De qualquer maneira, é muito bom ver essas imagens, e lembrar desse tempo !!!

Antonio

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Antonio Seabra
10 anos atrás

Em tempo: hoje, vendo essas imagens, tendo a acreditar que o Emerson – com toda a superioridade do Lotus 72 sobre os outros carros que estavam na pista, visível pela enorme diferença dos tempos nos treinos, e sabendo que a corrida não valia para o Mundial – vendo o Wilson “pular” na frente, segurou o Reutemann e o Peterson por 2 voltas, pra “dar uma força” pro irmão. Afinal era o ano de estreia do Wilson, e ele tava precisando de apoio…Voces não acham ???

Antonio

Sydney Savi
Reply to  Antonio Seabra
10 anos atrás

Seabra, vc é uma enciclopédia! Abraço, do seu “estagiário”. Sydney

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Interlagos… nossa Spa amputada… das duas pernas.

Prisão perpetua aos idiotas que destruíram esse santuário,

Imperador

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

A gente não cansa de dizer isso. Essa pista era maravilhosa !!!
Basta ver a escorregada nas 4 do Peterson no Sol, acho que na quarta volta, e as diversas tentativas de ultrapassagem dele sobre o Reutemann na reada do Sargento, isso não vamos ver nunca mais.

Como o video foi feito com uma unica camara, não temos uma visão próxima da pista, sentir melhor os carros contornando a 1 e 2, e depois a 3 e 4, mas mesmo assim dá pra ter uma ideia de como ela era sensacional.

Antonio

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Ayrton Senna e Luizão Erundinão!!!

Robertom
Robertom
Reply to  Toninho F1
10 anos atrás

Cumprindo ordens do Bernie, que queria desativar o anel externo de qualquer jeito para impedir que o Emerson organizasse uma prova de F.Indy.

Sebastian
Sebastian
10 anos atrás

Alguém sabe o nome da música que toca ao fundo antes da largada???

Kiko Prada
Kiko Prada
Reply to  Sebastian
10 anos atrás

É esta aqui:
Giorgio Moroder – Son of my Father.

Sebastian
Sebastian
Reply to  Kiko Prada
10 anos atrás

Só fera aqui…. Thanks guys!

Bento
Bento
Reply to  Sebastian
10 anos atrás

Chicory Tip (Son of my father)

Sebastian
Sebastian
Reply to  Bento
10 anos atrás

Valeu!!!

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

ok, devo ser o milionésimo a enviar a notícia, mas segue a confirmação da Martin Williams:

http://www.f1technical.net/news/19182

A BR está no lado do cockpit.
o BB no sidepod

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Não sei teu email, por isto, deixa eu colocar uma sugestão de tema aqui.

Uma dúvida que sempre tive (e que muitos fanáticos como eu devem ter) é que fica com o carro dos testes de pré-temporada.

Porque, pelo que sei, na pré-temporada se testa com um carro e vão montando o segundo carro com base nas correções que vão fazendo na pré-temporada, tanto é tiveram equipes no passado que só aprontaram o segundo carro no final de semana de estréia da temporada.

E o que aguça a dúvida é que certamente todos pilotos gostariam de ter o carro da pré, pois é um carro testato e quem o ganha tem um status de primeiro piloto.

Tens como ver isto? ou ao menos dizer aonde se encontra essa informação?

Rui Pastor
Rui Pastor
10 anos atrás

E eu estava lá. Foi sensacional…

Paulo Emilio
Paulo Emilio
10 anos atrás

Sensacional as imagens ! Pena que faltam as ultimas 11 voltas ! Ao que parece estas imagens vazaram do arquivo da poderosa Rede Globo ! Porque não fazem então o mesmo liberando as imagens dos GPs de Formula 1 de 1973 a 1975 ? Triste país sem memória !

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
10 anos atrás

É o Fernando Calmon na narração?

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Jason Vôngoli
10 anos atrás

Acredito que não: o Fernando nao erraria o nome das curvas de Interlagos a cada volta…e não teria levado 11 voltas pra perceber que depois do Emerson, o Reutemann e o Peterson também passaram pelo Wilson ainda na terceira volta. E que o Wilson estava ficando lá pra tras.

Antonio

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Jason Vôngoli
10 anos atrás

José Geraldo de Almeida é o narrador empolgado!

Otavio
Otavio
10 anos atrás
Claudio
Claudio
10 anos atrás

Detalhe lembrar que esta corrida foi em uma quinta feira. Dia normal e não era feriado. Não foi em um domingo e tinha este monte de gente. Eu estava lá!

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Claudio
10 anos atrás

Foi numa quinta feira véspera da sexta feira santa de 1972!

Dú
10 anos atrás

É um mistério a imagem da quebra do Emerson. Nenhum vídeo até agora mostra.