E MAIS 1984!
SÃO PAULO (daqui a pouco, post para os amantes das duas rodas) – Ah, que pedra preciosa esse vídeo do Alessandro Neri… Será que já pinguei aqui? Como digo sempre, tanto blog quanto blogueiro estão senis e não se lembram de tudo. Mais de 17 mil posts em oito anos e pouco de vida, é natural que alguma coisa se repita. Mas não faz mal. Estamos falando de 1984, dos 30 anos da estreia de Senna, então vamos em frente.
O material abaixo, produzido pela Globo no início de 1984, apresenta aquela temporada para os fãs da F-1. Reginaldo Leme e Galvão Bueno tocam o barco, com texto, locução e roteiro. Sem papagaiadas, pachequismo, frescurites. Informação pura e precisa, didática sem ser boba. Imagens espetaculares de Jacarepaguá, Paul Ricard e Kyalami, pilotos e equipes tratados com respeito e simplicidade, entrevistas corretas e diretas, novidades mostradas com o devido peso, sem complicação. Um negócio tão legal, que ajuda a entender os motivos de a categoria ter conquistado tantos seguidores no Brasil nos anos 70 e 80. Os caras faziam tudo muito bem. Havia tempo e conteúdo. Hoje é tudo corrido, parcos segundos, outras prioridades.
Podem ver sem medo. São pouco mais de 20 minutos. Deliciosos.
E o carro do Fittipaldi… patrocinado pelo “Pateta” e pelo “Mickey”!? :p
A Brabham-BMW turbo era um fantastico carro de treino classificatorio: Piquet obteve 9 poles! ;)
A McLaren TAG Porsche turbo dominou 84: 12 vitorias em 16 corridas. Prost venceu 7; Lauda venceu 5. Prost foi mais rapido que Lauda mas… o Professor tomou aula do Mestre! Por meio ponto o “Computador “faturou” o tri!
E quem poderia imaginar que a Honda iria dominar a F-1 brevemente!
Era um tempo mais humanizado a F-1!
Muito muito muito bom o tom adotado por Galva e Regi.
Sensacionais :
– As tampas das válvulas dos motores Renault escrito GORDINI (!!!)…
– As rodas BBS, lindas, soberbas, as mais bonitas de toda F-1 ever…
– Umas pitchulas atrás do Regi nos boxes, dava até pra paquerar por ali se tivesse uma credencial… esquema Bangu total.
– Imagens aéreas do RIO em plenos anos 80….
– Boxes draconianos….
– Os caras faziam inspeção boroscópica em 84… é coisa de tecnologia aeronáutica.
– A rodada do Keke foi show de bola….
– Engraçado que, curtir F-1 àquela época conferia um status, era cool, todo mundo sabia um pouquinho. Hoje em dia, saber um pouco, significa ser de uma tribo à parte…
– Sem comentários o George Harrison no fim…..
– Galva sóbrio (em quaisquer sentido que você queira entender….) é um outro Galva mesmo.
– Piquet em Monza, que carro lindo…
– Os anos 80 foram FODA demais. Década perdida é o c……..alho!
Demais! Nos dias de hoje é a Glenda fazendo piada sem graça no Esporte espetacular.O Bernie se gabando de um carro que foi uma verdadeira bomba. Detalhe para o fundo musical eletrônico com toda a tecnologia da época. Salvou o George Harrison no final.
É interessante ver a evolução dos boxes.
Reginaldo Leme fecha a transmissão dizendo que o campeonato daquele ano iria ser o mais disputado dos últimos anos.
Realmente, Lauda e Prost protagonizaram o campeonato (particular) mais disputado dos últimos anos.
Bom conteúdo, bom jornalismo, boa categoria, bons pilotos nacionais(era o Baixo na Lotus!), informação correta, um pouco de imagens poéticas, tempo em que o piloto dava informação, os mecânicos trabalhavam a vontade, programa sem exageros, e ainda no final a música que o George Harrison fez pro Stewart (essa música é coisa do Reginaldo! Certeza!)
A F-1 de hoje é chata mesmo!
Disse tudo!
Se tivesse uma preliminar dos GP’s com esses carros, era capaz de muitas pessoas nem ficarem para assistir o evento principal.
PS – A Tereza Fittipaldi nessa época era muito, mas muito linda mesmo.
E a esposa do Emerson era um piteuzinho! Diferente de anos depois, na Indy, quando parecia, sei lá, meio que estilo “perua arrogante”.
Eram reportagens do JN ao longo da semana do GP? Que eu me lembre, o Sinal Verde só passava aos sábados, antes do JN, dando o resultado do grid de largada…
Aee na boa, Flávio meu camarada, mas que ronco de motor muito mais bonito que esses V8 chatíssimos… fora a potência incrível desses carros…Foi um campeonato muito bacana, mesmo com 12 vitórias da Mclaren…
“Teremos tanques com a capacidade de apenas 220 litros”. Aí eu me pergunto o que será da Fórmula 1 em 2044, daqui a mais 30 anos?
É quase inconcebível que a qualidade das transmissões e reportagens tenham ido ladeira abaixo da forma como a vemos hoje. Olha o mal que causa uma ideologia corporativa barata.
Ah se o intragável Galvão de hoje fosse o simpático Galvão de 30 anos atrás.
Coleção de fotos do GP Brasil de 1984 de dentro dos boxes. Tem muita história os GPs de Jacarepaguá na década de 1980. ;-)
http://www.flickr.com/photos/pomeu/sets/72157626360703464
Abraços e sucesso,
Nelson
Tem lá também a credencial com acesso aos boxes e o business card do Jo Ramirez, grande figura. :-)
http://www.flickr.com/photos/pomeu/4225814742/in/set-72157622233571125
http://www.flickr.com/photos/pomeu/4225803258/in/set-72157622233571125
Abraços e sucesso,
Nelson
Show!!!!!!!
E o interessante é que nos testes as favoritas foram a Brabham e a Lotus, mas no campeonato a Mclaren papou 12 das 16 provas.
Exato!
É impressionante a semelhança da F1 de 1984 com a de 2014… O jeito de falar dos pilotos, a parte técnica, as mudanças das regras de ano em ano, 1° piloto da equipe, tudo! Até a mesma ladainha que o Galvão e o Reginaldo sempre falam nas transmissões que fazem hoje em dia! Parece que nada mudou!! Incrível! !
Surpreendeu-me como a sistemática da F1 de 1984 já era a mesma de hoje, e com minha ignorância, não consigo ver diferença. Tirando as aparências e mecânicos de havaianas, o discurso continua o mesmo de hoje: “mudou regras, mudou pneus, mudou carros, etc.”. Comentários dos pilotos então, bem parecidos. O que mais me surpreendeu é a “propaganda” da tecnologia utilizada nos carros que é também parecida com a de hoje… sensores, monitoramento, etc. Até me esqueci que naquela época tinha toda essa tecnologia, que na verdade foi a base do desenvolvimento para o que temos hoje. Será que a tecnologia de monitoramento usada na GP2 hoje é bem superior a F1 usada nessa época ou é parecida?
A tecnologia e o monitoramento na GP2 hoje é Inúmeras vezes maior que a F-1 em 1984.
Mas hoje, como naquela época, a F-1 é o que se tem de melhor em desenvolvimento de tecnologia
Alboreto, Senna e De Angelis …
Coitado do Ceccoto, era apenas um venezuelanozinho nesse mundão da Formula 1
E o que dizer do Stefano Coletti, nascido no Principado…
E a música que fecha o programa, George Harrison, certo??
Certo, e a música se chama Faster.
A Globo poderia utilizar os 20 minutos antes de cada GP para exibir matérias deste tipo, seria bem melhor que o Rubinho ficar no grid dizendo: “diga oi para o Brasil”.
– Oi!
HAHAHAHAHAHAAHAHA essa foi no estômago!!!
Ri alto….
PS: em tese, é bem por aí mesmo. Cirúrgico o comentário.
Q F1 de outro mundo, hein?
Mecanico e engenheiro sem uniforme, Publico nos boxes e atravessando a pista como se estivesse em casa, Aerofolio traseiro do tamanho do Maracanã, E o painel?? Simples, apenas com um mostrador do combustivel.
Não existia aquela neura com organização,
220 litros e eles apavorados como iria ser. Imagina se alguem dissesse a eles que 20 anos depois o tanque seria de 135 litros com motor turbo??? “Are you kidding me??”
Uma F1 aonde uma equipe como toleman ou spirit podia existir e até revelar talentos.
Bons Tempos que não voltarão mais.
Dessa excelente compilação pode-se fazer muitas reflexões:
uma delas é a óbvia, repetitiva mas verdadeira constatação de que a TV, os meios de comunicação, de um modo geral, as artes, TUDO ISSO PIOROU MUITO. Até podemos deduzir as (muitas ) explicações para essa tendência de idiotização, que parece não ter limites, mas aí já é outro assunto…
Outra idéia que fica (e que eu nunca tinha me dado conta) é que poderíamos ter assistido nessa época AOS TRÊS CAMPEÕES MUNDIAIS brasileiros correndo juntos na F-1. Poderia ter sido um momento inigualável, até difícil definir em palavras.
Uma outra coisa que chama a atenção é que as entrevistas deixam bem evidentes os estilos de cada um: Senna, robótico, frio. Piquet, com um jeito mais soberbo, um pouco antipático e o velho Émerson, simpático, afável, simples, conversando com todos sempre de igual para igual.
E por fim, esse final de reportagem com música de George Harrison ao fundo dá toda pinta de ter um dedinho do Reginaldo Leme…
Os caras de chinelo no box! Simplesmente… simples!
Seria muito legal se galvão e companhia tivesse essa mesma atitude hoje
Detalhe: os mecânicos todos sem camisas nos boxes, só faltou o poster de mulher pelada pendurado. Muito diferente a Fórmula 1.
Off-Topic:
Ex-médico da F1: fãs de Schumi devem se preparar para o pior.
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/fas-de-schumi-devem-se-preparar-para-noticias-muito-ruins-diz-dr-f-1.html
Estávamos agora no koxixo!!!!!hahahaha
Vi os 22min….. comecei, com 9 anos, em 1981 Jacarepaguá, a acompanhar a F1. Lembro tudo.
Saudades dessa época! Como diz o Fábio Seixas, F1 sem mimimi total.
Só não achei tão sem pachecada assim, vide Senna e Emerson. Somente o Piquet é tratado com desdém. Nunca teve o devido reconhecimento da imprensa e torcedores em geral. O cara era só o atual campeão e já tinha igualado os títulos do Emerson. A Globo sempre gostou mais da casca que da competência.
Nelson Piquet, era muito bom e não gostava de paparico, não dava moral pra ninguém nem para a globo.
30 anos depois, vemos algumas coincidências ”assustadoras”. Turbos, preocupação com combustível, importância ou não na posição de largada e etc.
Impressionante!! As s 10min parace que a matéria foi gravada hoje!!!
Parece ser uma coletânea dos programas Sinal Verde que o Reginaldo Leme apresentava. Outra qualidade de transmissão. Depois que o Senna morreu a Globo ficou procurando um novo messias para os brasileiros e virou isso aí.
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Aqui um vídeo de 89, detalhe pro Geraldo Piquet criança e uma Ferrari sendo rebocada por um Fiat Uno!!!
http://www.youtube.com/watch?v=eps3jESraWY
Bernie já era velho nessa época…
Bernie é que nem o Leo Batista e o Cláudio Carsughi, já nasceram velhos.
Respeita o moço
Sem pachequismo? E as observações de que Senna só não andava na frente porque não “tem motor”? Profeta Senna: “1984 (…) quem sabe fazer uns pódiuns; 1985 (…) vencer uma prova em condições especiais”.
D série muito barulho por nada: hoje se reclama que os pilotos têm que correr pensando no consumo… em 1984 era muuuuuito pior.
E ainda assim era mias legal!
Como não tinha todo esse controle de telemetria que tem hoje, era “encha o tanque e seja o que Deus quiser”. puro feeling de piloto e equipe.
Hoje os engenheiros monitoram o carro o tempo todo, e não deixam os caras pilotar em paz….
FG você teve o mesmo pensamento que eu tive num comentário que acabei de fazer no seu post anterior!
E respondeu a pergunta que lá fiz:
“Reginaldo Leme e Galvão Bueno tocam o barco, com texto, locução e roteiro. Sem papagaiadas, pachequismo, frescurites. Informação pura e precisa, didática sem ser boba. Imagens espetaculares de Jacarepaguá, Paul Ricard e Kyalami, pilotos e equipes tratados com respeito e simplicidade, entrevistas corretas e diretas, novidades mostradas com o devido peso, sem complicação. Um negócio tão legal, que ajuda a entender os motivos de a categoria ter conquistado tantos seguidores no Brasil nos anos 70 e 80. Os caras faziam tudo muito bem. Havia tempo e conteúdo. Hoje é tudo corrido, parcos segundos, outras prioridades.”
Foi nessa época que comecei a acompanhar direto a F1. na verdade, um pouco antes, a partir de 1982.
Saudades de TUDO isso que havia na F1. Dos grandes pilotos, as equipes e até o nivel da transmissão. Outro jornalismo não é?