E MAIS 1984!

SÃO PAULO (daqui a pouco, post para os amantes das duas rodas) – Ah, que pedra preciosa esse vídeo do Alessandro Neri… Será que já pinguei aqui? Como digo sempre, tanto blog quanto blogueiro estão senis e não se lembram de tudo. Mais de 17 mil posts em oito anos e pouco de vida, é natural que alguma coisa se repita. Mas não faz mal. Estamos falando de 1984, dos 30 anos da estreia de Senna, então vamos em frente.

O material abaixo, produzido pela Globo no início de 1984, apresenta aquela temporada para os fãs da F-1. Reginaldo Leme e Galvão Bueno tocam o barco, com texto, locução e roteiro. Sem papagaiadas, pachequismo, frescurites. Informação pura e precisa, didática sem ser boba. Imagens espetaculares de Jacarepaguá, Paul Ricard e Kyalami, pilotos e equipes tratados com respeito e simplicidade, entrevistas corretas e diretas, novidades mostradas com o devido peso, sem complicação. Um negócio tão legal, que ajuda a entender os motivos de a categoria ter conquistado tantos seguidores no Brasil nos anos 70 e 80. Os caras faziam tudo muito bem. Havia tempo e conteúdo. Hoje é tudo corrido, parcos segundos, outras prioridades.

Podem ver sem medo. São pouco mais de 20 minutos. Deliciosos.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandro
Sandro
10 anos atrás

E o carro do Fittipaldi… patrocinado pelo “Pateta” e pelo “Mickey”!? :p

A Brabham-BMW turbo era um fantastico carro de treino classificatorio: Piquet obteve 9 poles! ;)

A McLaren TAG Porsche turbo dominou 84: 12 vitorias em 16 corridas. Prost venceu 7; Lauda venceu 5. Prost foi mais rapido que Lauda mas… o Professor tomou aula do Mestre! Por meio ponto o “Computador “faturou” o tri!

E quem poderia imaginar que a Honda iria dominar a F-1 brevemente!

Era um tempo mais humanizado a F-1!

Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

Muito muito muito bom o tom adotado por Galva e Regi.

Sensacionais :

– As tampas das válvulas dos motores Renault escrito GORDINI (!!!)…
– As rodas BBS, lindas, soberbas, as mais bonitas de toda F-1 ever…
– Umas pitchulas atrás do Regi nos boxes, dava até pra paquerar por ali se tivesse uma credencial… esquema Bangu total.
– Imagens aéreas do RIO em plenos anos 80….
– Boxes draconianos….
– Os caras faziam inspeção boroscópica em 84… é coisa de tecnologia aeronáutica.
– A rodada do Keke foi show de bola….
– Engraçado que, curtir F-1 àquela época conferia um status, era cool, todo mundo sabia um pouquinho. Hoje em dia, saber um pouco, significa ser de uma tribo à parte…
– Sem comentários o George Harrison no fim…..
– Galva sóbrio (em quaisquer sentido que você queira entender….) é um outro Galva mesmo.
– Piquet em Monza, que carro lindo…
– Os anos 80 foram FODA demais. Década perdida é o c……..alho!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Demais! Nos dias de hoje é a Glenda fazendo piada sem graça no Esporte espetacular.O Bernie se gabando de um carro que foi uma verdadeira bomba. Detalhe para o fundo musical eletrônico com toda a tecnologia da época. Salvou o George Harrison no final.

Carlos Barreto
Carlos Barreto
10 anos atrás

É interessante ver a evolução dos boxes.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Reginaldo Leme fecha a transmissão dizendo que o campeonato daquele ano iria ser o mais disputado dos últimos anos.

Realmente, Lauda e Prost protagonizaram o campeonato (particular) mais disputado dos últimos anos.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Bom conteúdo, bom jornalismo, boa categoria, bons pilotos nacionais(era o Baixo na Lotus!), informação correta, um pouco de imagens poéticas, tempo em que o piloto dava informação, os mecânicos trabalhavam a vontade, programa sem exageros, e ainda no final a música que o George Harrison fez pro Stewart (essa música é coisa do Reginaldo! Certeza!)
A F-1 de hoje é chata mesmo!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Disse tudo!

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
10 anos atrás

Se tivesse uma preliminar dos GP’s com esses carros, era capaz de muitas pessoas nem ficarem para assistir o evento principal.
PS – A Tereza Fittipaldi nessa época era muito, mas muito linda mesmo.

TCR Rallye
TCR Rallye
10 anos atrás

E a esposa do Emerson era um piteuzinho! Diferente de anos depois, na Indy, quando parecia, sei lá, meio que estilo “perua arrogante”.

Eram reportagens do JN ao longo da semana do GP? Que eu me lembre, o Sinal Verde só passava aos sábados, antes do JN, dando o resultado do grid de largada…

Rodrigo Brayner
10 anos atrás

Aee na boa, Flávio meu camarada, mas que ronco de motor muito mais bonito que esses V8 chatíssimos… fora a potência incrível desses carros…Foi um campeonato muito bacana, mesmo com 12 vitórias da Mclaren…

Eltontoptec
Eltontoptec
10 anos atrás

“Teremos tanques com a capacidade de apenas 220 litros”. Aí eu me pergunto o que será da Fórmula 1 em 2044, daqui a mais 30 anos?

É quase inconcebível que a qualidade das transmissões e reportagens tenham ido ladeira abaixo da forma como a vemos hoje. Olha o mal que causa uma ideologia corporativa barata.

Batista Lara
Batista Lara
10 anos atrás

Ah se o intragável Galvão de hoje fosse o simpático Galvão de 30 anos atrás.

Nelson
10 anos atrás

Coleção de fotos do GP Brasil de 1984 de dentro dos boxes. Tem muita história os GPs de Jacarepaguá na década de 1980. ;-)
http://www.flickr.com/photos/pomeu/sets/72157626360703464
Abraços e sucesso,
Nelson

Nelson
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Tem lá também a credencial com acesso aos boxes e o business card do Jo Ramirez, grande figura. :-)
http://www.flickr.com/photos/pomeu/4225814742/in/set-72157622233571125
http://www.flickr.com/photos/pomeu/4225803258/in/set-72157622233571125
Abraços e sucesso,
Nelson

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Show!!!!!!!

E o interessante é que nos testes as favoritas foram a Brabham e a Lotus, mas no campeonato a Mclaren papou 12 das 16 provas.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

Exato!

Ferrarista
Ferrarista
10 anos atrás

É impressionante a semelhança da F1 de 1984 com a de 2014… O jeito de falar dos pilotos, a parte técnica, as mudanças das regras de ano em ano, 1° piloto da equipe, tudo! Até a mesma ladainha que o Galvão e o Reginaldo sempre falam nas transmissões que fazem hoje em dia! Parece que nada mudou!! Incrível! !

voulembrar
voulembrar
10 anos atrás

Surpreendeu-me como a sistemática da F1 de 1984 já era a mesma de hoje, e com minha ignorância, não consigo ver diferença. Tirando as aparências e mecânicos de havaianas, o discurso continua o mesmo de hoje: “mudou regras, mudou pneus, mudou carros, etc.”. Comentários dos pilotos então, bem parecidos. O que mais me surpreendeu é a “propaganda” da tecnologia utilizada nos carros que é também parecida com a de hoje… sensores, monitoramento, etc. Até me esqueci que naquela época tinha toda essa tecnologia, que na verdade foi a base do desenvolvimento para o que temos hoje. Será que a tecnologia de monitoramento usada na GP2 hoje é bem superior a F1 usada nessa época ou é parecida?

Alberto
Alberto
Reply to  voulembrar
10 anos atrás

A tecnologia e o monitoramento na GP2 hoje é Inúmeras vezes maior que a F-1 em 1984.
Mas hoje, como naquela época, a F-1 é o que se tem de melhor em desenvolvimento de tecnologia

MSS
MSS
10 anos atrás

Alboreto, Senna e De Angelis …

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Coitado do Ceccoto, era apenas um venezuelanozinho nesse mundão da Formula 1

Mistral
Mistral
Reply to  Antonio
10 anos atrás

E o que dizer do Stefano Coletti, nascido no Principado…

Alcides Tavares
Alcides Tavares
10 anos atrás

E a música que fecha o programa, George Harrison, certo??

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Alcides Tavares
10 anos atrás

Certo, e a música se chama Faster.

Henrique
Henrique
10 anos atrás

A Globo poderia utilizar os 20 minutos antes de cada GP para exibir matérias deste tipo, seria bem melhor que o Rubinho ficar no grid dizendo: “diga oi para o Brasil”.

Paulo Pinto
Reply to  Henrique
10 anos atrás

– Oi!

Thiago Sabino
Thiago Sabino
Reply to  Henrique
10 anos atrás

HAHAHAHAHAHAAHAHA essa foi no estômago!!!

Ri alto….

PS: em tese, é bem por aí mesmo. Cirúrgico o comentário.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
10 anos atrás

Q F1 de outro mundo, hein?
Mecanico e engenheiro sem uniforme, Publico nos boxes e atravessando a pista como se estivesse em casa, Aerofolio traseiro do tamanho do Maracanã, E o painel?? Simples, apenas com um mostrador do combustivel.
Não existia aquela neura com organização,
220 litros e eles apavorados como iria ser. Imagina se alguem dissesse a eles que 20 anos depois o tanque seria de 135 litros com motor turbo??? “Are you kidding me??”
Uma F1 aonde uma equipe como toleman ou spirit podia existir e até revelar talentos.
Bons Tempos que não voltarão mais.

Alex
Alex
10 anos atrás

Dessa excelente compilação pode-se fazer muitas reflexões:
uma delas é a óbvia, repetitiva mas verdadeira constatação de que a TV, os meios de comunicação, de um modo geral, as artes, TUDO ISSO PIOROU MUITO. Até podemos deduzir as (muitas ) explicações para essa tendência de idiotização, que parece não ter limites, mas aí já é outro assunto…
Outra idéia que fica (e que eu nunca tinha me dado conta) é que poderíamos ter assistido nessa época AOS TRÊS CAMPEÕES MUNDIAIS brasileiros correndo juntos na F-1. Poderia ter sido um momento inigualável, até difícil definir em palavras.
Uma outra coisa que chama a atenção é que as entrevistas deixam bem evidentes os estilos de cada um: Senna, robótico, frio. Piquet, com um jeito mais soberbo, um pouco antipático e o velho Émerson, simpático, afável, simples, conversando com todos sempre de igual para igual.
E por fim, esse final de reportagem com música de George Harrison ao fundo dá toda pinta de ter um dedinho do Reginaldo Leme…

Junior
Junior
10 anos atrás

Os caras de chinelo no box! Simplesmente… simples!

Lucio Dantas
Lucio Dantas
10 anos atrás

Seria muito legal se galvão e companhia tivesse essa mesma atitude hoje

Fuel
Fuel
10 anos atrás

Detalhe: os mecânicos todos sem camisas nos boxes, só faltou o poster de mulher pelada pendurado. Muito diferente a Fórmula 1.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás
Eric
Eric
10 anos atrás

Estávamos agora no koxixo!!!!!hahahaha

Tailor Jr
Tailor Jr
10 anos atrás

Vi os 22min….. comecei, com 9 anos, em 1981 Jacarepaguá, a acompanhar a F1. Lembro tudo.

Francisley Silveira
Francisley Silveira
10 anos atrás

Saudades dessa época! Como diz o Fábio Seixas, F1 sem mimimi total.
Só não achei tão sem pachecada assim, vide Senna e Emerson. Somente o Piquet é tratado com desdém. Nunca teve o devido reconhecimento da imprensa e torcedores em geral. O cara era só o atual campeão e já tinha igualado os títulos do Emerson. A Globo sempre gostou mais da casca que da competência.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Francisley Silveira
10 anos atrás

Nelson Piquet, era muito bom e não gostava de paparico, não dava moral pra ninguém nem para a globo.

Victor
Victor
10 anos atrás

30 anos depois, vemos algumas coincidências ”assustadoras”. Turbos, preocupação com combustível, importância ou não na posição de largada e etc.

Moa
Moa
Reply to  Victor
10 anos atrás

Impressionante!! As s 10min parace que a matéria foi gravada hoje!!!

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Parece ser uma coletânea dos programas Sinal Verde que o Reginaldo Leme apresentava. Outra qualidade de transmissão. Depois que o Senna morreu a Globo ficou procurando um novo messias para os brasileiros e virou isso aí.

Aqui um vídeo de 89, detalhe pro Geraldo Piquet criança e uma Ferrari sendo rebocada por um Fiat Uno!!!
http://www.youtube.com/watch?v=eps3jESraWY

gisley
gisley
10 anos atrás

Bernie já era velho nessa época…

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  gisley
10 anos atrás

Bernie é que nem o Leo Batista e o Cláudio Carsughi, já nasceram velhos.

gera
gera
Reply to  Cláudio F1
10 anos atrás

Respeita o moço

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Sem pachequismo? E as observações de que Senna só não andava na frente porque não “tem motor”? Profeta Senna: “1984 (…) quem sabe fazer uns pódiuns; 1985 (…) vencer uma prova em condições especiais”.

D série muito barulho por nada: hoje se reclama que os pilotos têm que correr pensando no consumo… em 1984 era muuuuuito pior.

Hausensson
Hausensson
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

E ainda assim era mias legal!

Como não tinha todo esse controle de telemetria que tem hoje, era “encha o tanque e seja o que Deus quiser”. puro feeling de piloto e equipe.

Hoje os engenheiros monitoram o carro o tempo todo, e não deixam os caras pilotar em paz….

John Player
John Player
10 anos atrás

FG você teve o mesmo pensamento que eu tive num comentário que acabei de fazer no seu post anterior!

E respondeu a pergunta que lá fiz:

“Reginaldo Leme e Galvão Bueno tocam o barco, com texto, locução e roteiro. Sem papagaiadas, pachequismo, frescurites. Informação pura e precisa, didática sem ser boba. Imagens espetaculares de Jacarepaguá, Paul Ricard e Kyalami, pilotos e equipes tratados com respeito e simplicidade, entrevistas corretas e diretas, novidades mostradas com o devido peso, sem complicação. Um negócio tão legal, que ajuda a entender os motivos de a categoria ter conquistado tantos seguidores no Brasil nos anos 70 e 80. Os caras faziam tudo muito bem. Havia tempo e conteúdo. Hoje é tudo corrido, parcos segundos, outras prioridades.”

Foi nessa época que comecei a acompanhar direto a F1. na verdade, um pouco antes, a partir de 1982.

Saudades de TUDO isso que havia na F1. Dos grandes pilotos, as equipes e até o nivel da transmissão. Outro jornalismo não é?