FOTO DO DIA

Enviada pelo Emilcio Zuliani. Ótima resolução para imagem tão antiga, singela e belíssima. Onde será isso?

emilciozuliani

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

Quanto mais antiga a foto melhor é a sua resolução.

Antes da popularização da fotografia digital os fotógrafos amadores usavam filmes em rolos, geralmente coloridos, em pequeno formato – 126, 110 e 135 (fotogramas de 26 x 26 mm, 8mm x 13mm ou 24mm x 36mm).

Os profissionais, salvo alguns fotojornalistas como Evandro Teixeira e Walter Firmo (no Brasil) e Henri Cartier Bresson (na França), usavam filmes (rolos) de médio formato (6 x 4,5 cm, 6 x 6cm, 6 x 9cm) ou chapas de grande formato 4 x 5″, 5 x 7″ e 8 x 10″. Quanto maior o filme (ou chapa) menor é a necessidade de ampliação. Daí a riqueza de detalhes.

Uma chapa de 8 x 10″, por exemplo, dá uma fotografia de 20 x 25cm fazendo-se a cópia por contato, ou seja, sem ampliar um mm sequer. Sem uso de ampliador, basta colocar a chapa revelada sobre o papel sensibilizado, aplicar a luz e revelar. A perda de qualidade é 0 (zero, isso mesmo: 0).

Abs.

Pedro
Pedro
Reply to  Anselmo Coyote
8 anos atrás

Obrigado pela aula. Retiro o comentário anterior. Você me convenceu e ensinou a não escrever besteira a respeito do assunto. A internet esta repleta de montagens, nos deixando em dúvida.

Pedro
Pedro
8 anos atrás

Esta foto esta com jeito de “mandrake” . Note as sombras dos indivíduos e dos automóveis. Os letreiros acima parecem ter sido colocados a caneta. Posso estar enganado.

gilberto v. de sousa
gilberto v. de sousa
8 anos atrás

EM SÃO PAULO TINHA UMA GRANDE OFICINA,AUTORIZADA PELA WILLYS OVERLAND DO BRASIL,CHAMADA S.A.W,SERVIÇOS AUTORIZADO WILLYS,SITUADA NA RUA VAUTIER,BAIRRO DO PARÍ,NÃO ME RECORDO O NUMERO,INCLUSIVE FIZ UMA REFORMA NA MINHA RURAL WILLYS,ANO 1965.

Lucio Dantas
Lucio Dantas
8 anos atrás

A santorres de caicó rn

Conde
Conde
8 anos atrás

Tá no site “Amtigos Vere e Amarelo ” : “Oficina da concessionária Willys Santorres Comércio Ltda., da cidade de Caicó -RN, na década de 60.” Hoje é uma concessionária MB .

Cláudio Cruz
Cláudio Cruz
8 anos atrás

A SANTÔRRES COMÉRCIO S.A., empresa que se originou do espírito empreendedor da família Torres e dos irmãos Santos com atuação na região do Seridó do Rio Grande do Norte e Sertão Paraibano teve suas atividades iniciadas em 17 de agosto de 1959, inicialmente representando a WILLYS-OVERLAND DO BRASIL na qualidade de revendedor autorizado na comercialização de automóveis, veículos utilitários e peças de reposição.

Encerrado o contrato com a WILLYS-OVERLAND DO BRASIL a empresa passou em 23 de setembro de 1970 a representar a MERCEDES-BENZ DO BRASIL na venda de caminhões, peças de reposição e assistência técnica.

Em novembro de 1977 dar-se início ao processo para abertura da Filial do Grupo na cidade de Patos – PB.