Flavio Gomes terça-feira, 11 de março de 2014 18:17 23 comentários
Olha a alegria do meu amigo Alejandro Stisin desembarcando em Quito em 1975. Ao fundo, um DC-8 (thanks, blogaiada) da Braniff. Adoro fotos de época. E o Ale é um de meus míticos colegas de faculdade. Um gênio.
Meu tio era comandante de um Convair 340 da Cruzeiro do Sul nos anos 60, mas morreu em acidente aereo nas proximidades de congonhas.
Tom SemFreio
10 anos atrás
Douglas DC-8-62…operar em Quito não era para qualquer um. É alto pacas, com elevação de 8.000 ft (+/- 4.400 m) e tem uma diferença de 200 ft de altura de uma cabeceira para outra (18/36). Pra aumentar a emoção, obstáculos e elevações próximos dos perfis de chegada. E no DC-8, que a Douglas cometeu o sacrilégio de não colocar slats nos bordos de ataque das asas, ficava um pouco mais emocionante. O pioneirismo tem seu preço, porém, a evolução é a recompensa. Nos jatos de hoje, tudo é mais seguro e eficiente.
É o Jânio Quadros chegando ali atrás, de maleta e paletó?
Luiz
10 anos atrás
A Braniff foi mais uma das grandes empresas aéreas que desapareceu. A característica dos seus aviões é que não tinham a mesma pintura. Este da foto era vermelho (parte superior mais escura) e dourado – um dourado escuro – na parte de baixo (parte mais clara). que era a parte comum. Na parte de cima podia ser verde, amarelo, azul, etc. E muitos eram pintados com desenhos de Alexander Calder que originou “The mobilie & kinetic art”. Que se não fosse pelo colorido, mais pareciam aviões camuflados. Vale a pena dar uma pesquisada. A Transbrasil fez algo parecido no Brasil.
Martim
10 anos atrás
O outro passageiro parece o Jânio Quadros.
Robertom
10 anos atrás
Os caras estão espertos, eu só perceberia se a foto mostrasse a cauda.
E o tamanho das janelas. Eu adorava voar no DC-8 porque as janelas eram grandes comparadas com as do 707
Alessandro Neri
10 anos atrás
Acredito Flavio que seja um Douglas DC-8 ou um Convair 990. Pelo que dá pra ver na foto é um dos dois. E tem coisa mais anos 70 que os aviões da Braniff?
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Gomes e pessoal, um assunto correlato:
Empresário planeja transformar carcaça de avião em restaurante:
http://www.hojeemdia.com.br/minas/empresario-planeja-transformar-carcaca-de-avi-o-em-restaurante-1.225814
Meu tio era comandante de um Convair 340 da Cruzeiro do Sul nos anos 60, mas morreu em acidente aereo nas proximidades de congonhas.
Douglas DC-8-62…operar em Quito não era para qualquer um. É alto pacas, com elevação de 8.000 ft (+/- 4.400 m) e tem uma diferença de 200 ft de altura de uma cabeceira para outra (18/36). Pra aumentar a emoção, obstáculos e elevações próximos dos perfis de chegada. E no DC-8, que a Douglas cometeu o sacrilégio de não colocar slats nos bordos de ataque das asas, ficava um pouco mais emocionante. O pioneirismo tem seu preço, porém, a evolução é a recompensa. Nos jatos de hoje, tudo é mais seguro e eficiente.
Que tal comprar um?
http://www.airplane-pictures.net/images/uploaded-images/2012-6/29/222133.jpg
É o Jânio Quadros chegando ali atrás, de maleta e paletó?
A Braniff foi mais uma das grandes empresas aéreas que desapareceu. A característica dos seus aviões é que não tinham a mesma pintura. Este da foto era vermelho (parte superior mais escura) e dourado – um dourado escuro – na parte de baixo (parte mais clara). que era a parte comum. Na parte de cima podia ser verde, amarelo, azul, etc. E muitos eram pintados com desenhos de Alexander Calder que originou “The mobilie & kinetic art”. Que se não fosse pelo colorido, mais pareciam aviões camuflados. Vale a pena dar uma pesquisada. A Transbrasil fez algo parecido no Brasil.
O outro passageiro parece o Jânio Quadros.
Os caras estão espertos, eu só perceberia se a foto mostrasse a cauda.
Da pra diferenciar o B707 do DC-8 pelo tamanho e forma das janelas.
É um Douglas DC-8, Flavio!
Abs!
Não é um Boeing, mas sim um McDonnel Douglas DC-8
Na verdade é um McDonnell-Douglas DC-8.
(o “furinho no nariz” denuncia…)
E o tamanho das janelas. Eu adorava voar no DC-8 porque as janelas eram grandes comparadas com as do 707
Acredito Flavio que seja um Douglas DC-8 ou um Convair 990. Pelo que dá pra ver na foto é um dos dois. E tem coisa mais anos 70 que os aviões da Braniff?
Na verdade é um DC-8 da Douglas.
Bonito… rival do Boeing 707.
Imperador
Na verdade, meu caro FG, não se trata de um Boeing e sim do não menos famoso Douglas DC-8.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_DC-8
Boeing nada, é um Douglas DC-8.
Corrigindo: um DC 8 da Braniff.
Trate-se de uma das 21 aeronaves Douglas DC-8 que a Braniff operou. Não é um Boeing.
Douglas DC-8-62.
O Boeing da foto não é um Boeing. É um DC-8, fabricado pela Douglas Aircraft Company.
DC-8.