MENU

sexta-feira, 28 de março de 2014 - 16:48F-1

SE PANGS (1)

sepans1SÃO PAULO (ah, a língua…) – Passei horas pensando no título dos posts para a corrida deste fim de semana na Malásia, e por isso demorou tanto o primeiro post.

Vamos a uma aula de linguística para vocês, ó ignorantes.

Como sou um cara antenado, que vive nas ruas, nos busões, no metrô e nos estádios, reparei há alguns meses no crescente uso da expressão “se pá”. Não sei se fora de São Paulo falam isso, também. Parece que a origem está nas gírias do pessoal de hip hop das comunidades.

“Se pá” quer dizer “talvez”, resumidamente. “Pode ser”, “quem sabe”, “se der” etc. “Você vai hoje dar uma volta de Gurgel?”, alguém me pergunta. “Se pá vou”, respondo.

Há uma variável, que nos meus estudos imaginei ser uma adaptação sofisticada para o francês: “Se pans”. Achei que poderia ser algo como “se pensar”, “pensando bem” ou coisa parecida. Mas não é. Porque “pensar” em francês é “penser”, com E. Mas pode ser que a origem seja essa mesmo e o pessoal tenha prestado pouca atenção na grafia nas aulas da Aliança Francesa, achando que “pense” se escreve “pans”, porque é assim que se fala. A forma “pense”, no presente do indicativo, no subjuntivo e no imperativo se diz exatamente “pans”. “Je pense que la Lotus est une merde”, por exemplo, se lê assim: “Gê pans que la Lotús é une mérde”.

Assim, depois de avaliar todas as alternativas, e em nome da modernidade, e também para atingir um público mais amplo neste blog, resolvi fazer um excepcional trocadilho com “Se pans” e “Se pangs”, numa clara alusão ao circuito que recebeu na noite de ontem e na madrugada de hoje os treinos para o GP da Malásia.

Sim, sou um gênio, sei disso, não precisam ficar repetindo.

Bem, foram treinos bem normais, com Mercedes na frente e Lotus quebrada de novo, o que já está dando pena. Se pans, Maldanado e Grojã vão pedir rescisão de contrato. O primeiro vai implorar uma vaga de quinto piloto de testes da Williams e o segundo, para voltar à GP2, onde sempre foi muito feliz.

A novidade é que Ferrari e Red Bull colocaram o pescocinho para fora do engradado. Raikkonen ficou a apenas 0s035 de Rosberguinho. Vettel, a 0s061. Se pans, vão dar trabalho. Mas é uma corrida dura. Muito calor, pneus que sofrem, motores idem (Renault que o diga) e possibilidade de chuva forte, pelo horário da prova.

Os tempos ficaram bem próximos, considerando que a pista é longa e muito peculiar, daquelas que expõem as diferenças sempre existentes entre os carros — os que andam bem em circuitos velozes, os que são melhores em pistas travadas etc; em Sepang, parece que está todo mundo andando decentemente. O intervalo entre o primeiro e o 16° foi de apenas 1s7, com os 11 primeiros dentro do mesmo segundo. É difícil interpretar com muita precisão resultados de sexta-feira em início de temporada, mas achei interessante, isso. O treino de classificação vai ser daqueles em que um ou dois décimos podem significar degola prematura para candidatos ao Q3, o que vai exigir voltas bem próximas da perfeição de todos os pilotos. Se pans, vai ter carro de time forte em posições intermediárias do grid.

E o que mais? Ah, achei legal o logotipo clássico da Esso na McLaren. Falta de patrocínio é isso, permite camaradagens com parceiros antigos.

Daqui a pouco volto, se pans com algumas novidades. Entre elas, a polêmica sobre os benditos sensores que controlam o fluxo de gasolina, que colocou a Red Bull em pé de guerra com a FIA. Agora preciso gravar na TV.

rosberguinhomalasia1

44 comentários

  1. Denis disse:

    Se pans, logo existans….. está correto o pensamento do filósofo, caro professor FG?

  2. Marco disse:

    O “se pá” é bem antiguinho. Final da década de 90, início de 2000. Na época de escola, era muito utilizado.

    Hoje em dia está em desuso. A “moda” hoje é ser burro e trocar o advérbio “mas” por “mais”.

    Excesso de facebook e pouca leitura dá nisso.

  3. carlos lima disse:

    Flavio, grato pela aula de linguística e pela análise do treino, sensacionais. Bravo!

  4. luiz carlos barbosa disse:

    Isso tá parecendo conversa do ”Patropi” personagem da escolinha professor Raimundo.

  5. Eduardo_SC disse:

    Está mais para gaúcho de Porto Alegre, “se pangs, néãm!”

  6. Mozart disse:

    se pá ou se pans, já é falado a mais de 30 anos no mínimo…. mas por uma minoria.
    quando eu era bem mais jovem também falava isso.
    a melhor definição seria: ” cê vai vê o jogo ? se pans eu vou “

  7. Chupez Alonso! disse:

    O Ve44el já vai largar na 1ª fila!?

    See Pangas!

  8. Willians Thiago disse:

    Hilário as diversas variações do ” se pá…” muito bom mesmo kkkkkkk

  9. OG DECANINI disse:

    Flavio, diante da lógica cartesiana e também do raciocínio entalpico sobre conservação e energia termodinâmica, você é um assombro, um desvário. Cacête, não entendi um catso!!!! Abraços!!!

  10. Macario disse:

    “Se pá” realmente envelheceu e a atualização é o “se pans”, invariavelmente acompanhado do imprescindível complemento: “puns”. Aí, se perguntássemos a um piloto antenado sobre suas chances, ele poderia cravar: Se pans, puns!

  11. alan disse:

    Flavio , em Palotina-Pr, a Capital da Soja, a galera tambem usa o termo SE PA !!!!! entao eles vao ao delirio com este seu blog….VALEU AMIGAO!!!! Aos poucos na F1 as coisas voltam ao normal, as REDBULING vao voltar a liderar, seguidas das ferreti, digo, ferari, a mercedes comecam com bom desempenho mas depois murcham, as medias so fazendo media e o reso e o resto e resto, felipe a eterna esperanca dos que acreditam nele….. etc…… mas no desenvolver da novela teremos capitulos interessantes…..

  12. Ayn Rand disse:

    Flávio, na biblioteca google achei esses links, que explicam o se pá….e a origem…

    mas nem importa, ficou ótimo seu texto e seu se pang

    origem de “pá”
    ninguém sabe ao certo
    http://origemdapalavra.com.br/site/arquivo-perguntas/2011/07/29

    http://blogariapegada.blogspot.com.br/2008/11/origem-do-p.html

    significado do pá
    http://www.dicionarioinformal.com.br/se%20pá/

  13. M.Bacaneli disse:

    Motores???? Se pans a F1 não usa mais essa bagaça…Na quebrada agora a gente diz “Unidades de Força”….

  14. Allez Alonso! disse:

    Sportv é uma palhaçada, nunca torci tanto pro Federer! Eu já tinha cancelado minha assinatura, meu amigo quase fez o mesmo por ontem, sorte que o Federer fechou rápido o segundo set… Quem faz a grade do sportv deve ter dislexia, nada bate com a programação do cabo ou com o que é informado no site!

  15. Christian S. disse:

    “Se pá” é dos anos 80. Utilizávamos muito esta expressão quando eu fazia faculdade na FAAP.

    Pode incluir na definição “se tudo der certo” e também quando você não queria se comprometer com algo que não queria fazer mas não iria dizer na cara do sujeito, como uma saída pela tangente.

  16. Sanzio disse:

    “Se pans, vai ter carro de time forte em posições intermediárias do grid”
    O difícil hoje em dia é dizer quem é time forte e quem não é. Bom, pelo menos os extremos dá pra falar com certeza: O mais forte é a Mercedes e o coitado é a Lotus.

    Também achei legal o logo da Esso, mas preferia nas cores originais. Essa monocromia da McLaren tá parecendo quando acabava o cartucho colorido da impressora, você não tinha dinheiro pra comprar e imprimia tudo preto e branco. Pensando bem, capaz de ser isso mesmo! xD
    Já na questão da camaradagem, acho que está muito além disso. Camaradagem foi colocarem o Mobil nas Asas, onde geralmente ficam os title sponsors. Acho que mais pra um “Por favor, não te abandone! Te dou casa, comida, roupa lavada e cafuné!”.

  17. nelson disse:

    Esse cara até pra não dizer po… nenhuma é criativo !!! Se Pas de Calais quer dizer CALADO !!!(rsrsr)
    Mas o treino foi realmente bem diferente da Australia, parece que a maoiria se achou e embolou.

  18. vinicius sena disse:

    FG mitando mais uma vez, acho que faltei a essa aula de francês, parabéns, sobre a corrida, acho que se não chover, o que pode ser muito difícil aja visto o clima de lá, Mercedes, RBR, Ferrari e Williams são os melhores, junto com a McLaren, e na corrida infelizmente o ritmo deve ser muito fraco, para fazer os carros chegarem a bandeirada final, e acho que as Red Bull não chegam até o final, e se chegar, numa posição baixa, se chover, tudo pode acontecer.

  19. Daniel Magnani disse:

    Impressionante como os carros em relação ao ano passado estão muito mais lentos.
    Comparando com o segundo treino livre do ano passado, eles ficaram quase 3,5 segundos para trás.
    Muito lento!!!
    Um vexame…

  20. Vitor Tikami disse:

    Flavio, “se pá” eu já ouvia no meu tempo de escola, nos anos 90, e quer dizer isso mesmo: talvez.

  21. Imagino que você sabe o quanto vai ser soda ser um “gênio” assim até o fim da temporada, né?

  22. Diego disse:

    “Se pá” é uma expressão muito legal, vou usar mais.

    Se pá o Raikkonen tasca um pódio na corrida, porque a vitória vai ficar na Mercedes.

  23. Leonardo Peixoto disse:

    Oi Flávio,
    Você voltou para a TV??? Qual emissora?
    Gostava muito das suas participações no Bate Bola da ESPN….
    Abraço

  24. Luiz disse:

    Acho que “se pá” é uma corruptela de “je ne se pas”, ou “eu não sei”… um francês (principalmente a turma do sul) fala “chêê pas”, ou coisa parecida, com aquele dar de ombros e cara amarrada típicos. Do “chê pa” para “sê pá” é um pulo (-:

  25. Celio Ferreira disse:

    Falaram tanto da F1 2014, mas nunca viram isso, do primeiro ao sexto , diferença
    de apenas 2 decimos, o treino classificatório vai ser de lascar !!!!!!!

  26. Rodrigo disse:

    Alguém reparou, no primeiro treino livre, um mecânico da Force India “comendo” uma parte do bico do carro com uma retífica??? F1 dos tempos modernos, não lembro de ter visto algo assim nos últimos anos da categoria…

  27. RENE FERNANDES disse:

    Essa de “Se Pangs” deve ter saído durante o ritual das SAMBUCAS FLAMEJANTES, lá pelas 3 da matina, presumo….hehehe….Pelo semblante, lembra um “Pitoniso” aspirando os vapores, no oráculo….

  28. marcos disse:

    Se pans, foi um dos melhores que li…

  29. Rafael Macedo de Souza disse:

    Estou curioso para saber se a relação de marchas, que a mesma para o ano todo terá alguma influência. Sepang é bem diferente de Melbourne, seria interessante que fosse divulgado qual acerto cada carro tem.

  30. Amaral disse:

    na verdade, “… l’équipe Lotus est une merde”, pois “merde” é feminino, logo, usa-se “une” e não “un”.
    Sem querer ser chato, mas já sendo. :)

  31. Valente disse:

    Putz, nunca ouvi essa gíria. Talvez venha dos portugueses, porquê são eles dizem “ó pá”, e você frenqüentando o estádio da Lusa e sendo da colônia… pode ser? Abcs

  32. roxxonvaldez disse:

    nuuuuuusa que gíria mais inútil, só podia ser coisa de fanqueiro.

  33. Felipe Lopes disse:

    “Se Panguou” de vez …
    Ha ha ha ha-ha!

  34. Joao paulo disse:

    Genio voce foi quando criou essa explicacao toda
    kkkkkkk

    belo post
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *