SE PANGS (1)

sepans1SÃO PAULO (ah, a língua…) – Passei horas pensando no título dos posts para a corrida deste fim de semana na Malásia, e por isso demorou tanto o primeiro post.

Vamos a uma aula de linguística para vocês, ó ignorantes.

Como sou um cara antenado, que vive nas ruas, nos busões, no metrô e nos estádios, reparei há alguns meses no crescente uso da expressão “se pá”. Não sei se fora de São Paulo falam isso, também. Parece que a origem está nas gírias do pessoal de hip hop das comunidades.

“Se pá” quer dizer “talvez”, resumidamente. “Pode ser”, “quem sabe”, “se der” etc. “Você vai hoje dar uma volta de Gurgel?”, alguém me pergunta. “Se pá vou”, respondo.

Há uma variável, que nos meus estudos imaginei ser uma adaptação sofisticada para o francês: “Se pans”. Achei que poderia ser algo como “se pensar”, “pensando bem” ou coisa parecida. Mas não é. Porque “pensar” em francês é “penser”, com E. Mas pode ser que a origem seja essa mesmo e o pessoal tenha prestado pouca atenção na grafia nas aulas da Aliança Francesa, achando que “pense” se escreve “pans”, porque é assim que se fala. A forma “pense”, no presente do indicativo, no subjuntivo e no imperativo se diz exatamente “pans”. “Je pense que la Lotus est une merde”, por exemplo, se lê assim: “Gê pans que la Lotús é une mérde”.

Assim, depois de avaliar todas as alternativas, e em nome da modernidade, e também para atingir um público mais amplo neste blog, resolvi fazer um excepcional trocadilho com “Se pans” e “Se pangs”, numa clara alusão ao circuito que recebeu na noite de ontem e na madrugada de hoje os treinos para o GP da Malásia.

Sim, sou um gênio, sei disso, não precisam ficar repetindo.

Bem, foram treinos bem normais, com Mercedes na frente e Lotus quebrada de novo, o que já está dando pena. Se pans, Maldanado e Grojã vão pedir rescisão de contrato. O primeiro vai implorar uma vaga de quinto piloto de testes da Williams e o segundo, para voltar à GP2, onde sempre foi muito feliz.

A novidade é que Ferrari e Red Bull colocaram o pescocinho para fora do engradado. Raikkonen ficou a apenas 0s035 de Rosberguinho. Vettel, a 0s061. Se pans, vão dar trabalho. Mas é uma corrida dura. Muito calor, pneus que sofrem, motores idem (Renault que o diga) e possibilidade de chuva forte, pelo horário da prova.

Os tempos ficaram bem próximos, considerando que a pista é longa e muito peculiar, daquelas que expõem as diferenças sempre existentes entre os carros — os que andam bem em circuitos velozes, os que são melhores em pistas travadas etc; em Sepang, parece que está todo mundo andando decentemente. O intervalo entre o primeiro e o 16° foi de apenas 1s7, com os 11 primeiros dentro do mesmo segundo. É difícil interpretar com muita precisão resultados de sexta-feira em início de temporada, mas achei interessante, isso. O treino de classificação vai ser daqueles em que um ou dois décimos podem significar degola prematura para candidatos ao Q3, o que vai exigir voltas bem próximas da perfeição de todos os pilotos. Se pans, vai ter carro de time forte em posições intermediárias do grid.

E o que mais? Ah, achei legal o logotipo clássico da Esso na McLaren. Falta de patrocínio é isso, permite camaradagens com parceiros antigos.

Daqui a pouco volto, se pans com algumas novidades. Entre elas, a polêmica sobre os benditos sensores que controlam o fluxo de gasolina, que colocou a Red Bull em pé de guerra com a FIA. Agora preciso gravar na TV.

rosberguinhomalasia1

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denis
Denis
10 anos atrás

Se pans, logo existans….. está correto o pensamento do filósofo, caro professor FG?

Marco
Marco
10 anos atrás

O “se pá” é bem antiguinho. Final da década de 90, início de 2000. Na época de escola, era muito utilizado.

Hoje em dia está em desuso. A “moda” hoje é ser burro e trocar o advérbio “mas” por “mais”.

Excesso de facebook e pouca leitura dá nisso.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, grato pela aula de linguística e pela análise do treino, sensacionais. Bravo!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Isso tá parecendo conversa do ”Patropi” personagem da escolinha professor Raimundo.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Está mais para gaúcho de Porto Alegre, “se pangs, néãm!”

Mozart
Mozart
10 anos atrás

se pá ou se pans, já é falado a mais de 30 anos no mínimo…. mas por uma minoria.
quando eu era bem mais jovem também falava isso.
a melhor definição seria: ” cê vai vê o jogo ? se pans eu vou “

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

O Ve44el já vai largar na 1ª fila!?

See Pangas!

Willians Thiago
Willians Thiago
10 anos atrás

Hilário as diversas variações do ” se pá…” muito bom mesmo kkkkkkk

Glauber
Glauber
10 anos atrás

Se pá, pum, pou!!

OG DECANINI
OG DECANINI
10 anos atrás

Flavio, diante da lógica cartesiana e também do raciocínio entalpico sobre conservação e energia termodinâmica, você é um assombro, um desvário. Cacête, não entendi um catso!!!! Abraços!!!

Macario
Macario
10 anos atrás

“Se pá” realmente envelheceu e a atualização é o “se pans”, invariavelmente acompanhado do imprescindível complemento: “puns”. Aí, se perguntássemos a um piloto antenado sobre suas chances, ele poderia cravar: Se pans, puns!

alan
alan
10 anos atrás

Flavio , em Palotina-Pr, a Capital da Soja, a galera tambem usa o termo SE PA !!!!! entao eles vao ao delirio com este seu blog….VALEU AMIGAO!!!! Aos poucos na F1 as coisas voltam ao normal, as REDBULING vao voltar a liderar, seguidas das ferreti, digo, ferari, a mercedes comecam com bom desempenho mas depois murcham, as medias so fazendo media e o reso e o resto e resto, felipe a eterna esperanca dos que acreditam nele….. etc…… mas no desenvolver da novela teremos capitulos interessantes…..

Ayn Rand
Ayn Rand
10 anos atrás

Flávio, na biblioteca google achei esses links, que explicam o se pá….e a origem…

mas nem importa, ficou ótimo seu texto e seu se pang

origem de “pá”
ninguém sabe ao certo
http://origemdapalavra.com.br/site/arquivo-perguntas/2011/07/29

http://blogariapegada.blogspot.com.br/2008/11/origem-do-p.html

significado do pá
http://www.dicionarioinformal.com.br/se%20pá/

M.Bacaneli
M.Bacaneli
10 anos atrás

Motores???? Se pans a F1 não usa mais essa bagaça…Na quebrada agora a gente diz “Unidades de Força”….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Sportv é uma palhaçada, nunca torci tanto pro Federer! Eu já tinha cancelado minha assinatura, meu amigo quase fez o mesmo por ontem, sorte que o Federer fechou rápido o segundo set… Quem faz a grade do sportv deve ter dislexia, nada bate com a programação do cabo ou com o que é informado no site!

Christian S.
10 anos atrás

“Se pá” é dos anos 80. Utilizávamos muito esta expressão quando eu fazia faculdade na FAAP.

Pode incluir na definição “se tudo der certo” e também quando você não queria se comprometer com algo que não queria fazer mas não iria dizer na cara do sujeito, como uma saída pela tangente.

Sanzio
10 anos atrás

“Se pans, vai ter carro de time forte em posições intermediárias do grid”
O difícil hoje em dia é dizer quem é time forte e quem não é. Bom, pelo menos os extremos dá pra falar com certeza: O mais forte é a Mercedes e o coitado é a Lotus.

Também achei legal o logo da Esso, mas preferia nas cores originais. Essa monocromia da McLaren tá parecendo quando acabava o cartucho colorido da impressora, você não tinha dinheiro pra comprar e imprimia tudo preto e branco. Pensando bem, capaz de ser isso mesmo! xD
Já na questão da camaradagem, acho que está muito além disso. Camaradagem foi colocarem o Mobil nas Asas, onde geralmente ficam os title sponsors. Acho que mais pra um “Por favor, não te abandone! Te dou casa, comida, roupa lavada e cafuné!”.

Osmer
Osmer
10 anos atrás

“Une merde”

nelson
nelson
10 anos atrás

Esse cara até pra não dizer po… nenhuma é criativo !!! Se Pas de Calais quer dizer CALADO !!!(rsrsr)
Mas o treino foi realmente bem diferente da Australia, parece que a maoiria se achou e embolou.

vinicius sena
vinicius sena
10 anos atrás

FG mitando mais uma vez, acho que faltei a essa aula de francês, parabéns, sobre a corrida, acho que se não chover, o que pode ser muito difícil aja visto o clima de lá, Mercedes, RBR, Ferrari e Williams são os melhores, junto com a McLaren, e na corrida infelizmente o ritmo deve ser muito fraco, para fazer os carros chegarem a bandeirada final, e acho que as Red Bull não chegam até o final, e se chegar, numa posição baixa, se chover, tudo pode acontecer.

Daniel Magnani
Daniel Magnani
10 anos atrás

Impressionante como os carros em relação ao ano passado estão muito mais lentos.
Comparando com o segundo treino livre do ano passado, eles ficaram quase 3,5 segundos para trás.
Muito lento!!!
Um vexame…

Vitor Tikami
Vitor Tikami
10 anos atrás

Flavio, “se pá” eu já ouvia no meu tempo de escola, nos anos 90, e quer dizer isso mesmo: talvez.

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos
10 anos atrás

Imagino que você sabe o quanto vai ser soda ser um “gênio” assim até o fim da temporada, né?

Diego
Diego
10 anos atrás

“Se pá” é uma expressão muito legal, vou usar mais.

Se pá o Raikkonen tasca um pódio na corrida, porque a vitória vai ficar na Mercedes.

Leonardo Peixoto
Leonardo Peixoto
10 anos atrás

Oi Flávio,
Você voltou para a TV??? Qual emissora?
Gostava muito das suas participações no Bate Bola da ESPN….
Abraço

Leonardo Peixoto
Leonardo Peixoto
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Valeu pelo toque… De fato, não havia lido o perfil ultimamente…
Aos poucos, tenho assistido mais a Fox Sports…
Abraço

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Acho que “se pá” é uma corruptela de “je ne se pas”, ou “eu não sei”… um francês (principalmente a turma do sul) fala “chêê pas”, ou coisa parecida, com aquele dar de ombros e cara amarrada típicos. Do “chê pa” para “sê pá” é um pulo (-:

Osmer
Osmer
Reply to  Luiz
10 anos atrás

“Je ne sais pas” na escrita, “je ne ce pá” na pronúncia!

Osmer
Osmer
Reply to  Osmer
10 anos atrás

Osmer disse é cacófato, relacionado ao artigo!

Marcel
Marcel
Reply to  Osmer
10 anos atrás

Na velocidade da comunicaçao “je ne sais pas” vira “xpas” ou um peido bucal mesmo. kkkkkkk

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Falaram tanto da F1 2014, mas nunca viram isso, do primeiro ao sexto , diferença
de apenas 2 decimos, o treino classificatório vai ser de lascar !!!!!!!

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Alguém reparou, no primeiro treino livre, um mecânico da Force India “comendo” uma parte do bico do carro com uma retífica??? F1 dos tempos modernos, não lembro de ter visto algo assim nos últimos anos da categoria…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Essa de “Se Pangs” deve ter saído durante o ritual das SAMBUCAS FLAMEJANTES, lá pelas 3 da matina, presumo….hehehe….Pelo semblante, lembra um “Pitoniso” aspirando os vapores, no oráculo….

marcos
marcos
10 anos atrás

Se pans, foi um dos melhores que li…

Rafael Macedo de Souza
Rafael Macedo de Souza
10 anos atrás

Estou curioso para saber se a relação de marchas, que a mesma para o ano todo terá alguma influência. Sepang é bem diferente de Melbourne, seria interessante que fosse divulgado qual acerto cada carro tem.

Amaral
Amaral
10 anos atrás

na verdade, “… l’équipe Lotus est une merde”, pois “merde” é feminino, logo, usa-se “une” e não “un”.
Sem querer ser chato, mas já sendo. :)

Valente
Valente
10 anos atrás

Putz, nunca ouvi essa gíria. Talvez venha dos portugueses, porquê são eles dizem “ó pá”, e você frenqüentando o estádio da Lusa e sendo da colônia… pode ser? Abcs

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
Reply to  Valente
10 anos atrás

Você não é de SP, ok?

João
João
Reply to  Valente
10 anos atrás

1ª vez que ouvi algo parecido com “se pá” foi com Patropí, “Pá daqui, pá dali, sei lá, entende?”.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
10 anos atrás

nuuuuuusa que gíria mais inútil, só podia ser coisa de fanqueiro.

Marco
Marco
Reply to  roxxonvaldez
10 anos atrás

essa é antes dos marginais do funk que hoje faz sucesso terem nascido.

Felipe Lopes
Felipe Lopes
10 anos atrás

“Se Panguou” de vez …
Ha ha ha ha-ha!

Joao paulo
Joao paulo
10 anos atrás

Genio voce foi quando criou essa explicacao toda
kkkkkkk

belo post
abraços