MÁ NOTÍCIA

SÃO PAULO (péssima…) – Se até o fim de abril alguém não se habilitar, o estúdio Bertone fecha as portas. Em situação de falência, a empresa que fez algumas das mais belas coisas sobre rodas de todos os tempos precisa de um comprador. As dívidas são enormes e já faz mais de um mês que ninguém aparece para trabalhar. Para quem não ligou ainda o nome aos carros, eis aqui o site oficial do grupo. Clicando em “Galleria“, dá para se ter uma noção da importância da assinatura Bertone ao longo de mais de 100 anos de história.

A propósito, em 2012 os italianos fizeram este carro do vídeo, o Nuccio, para celebrar o centenário.

Triste demais, isso.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Artesanal e cheio de personalidade! Que linhas! Que capricho! Estão acabando com o belo e transformando tudo em tendências mundiais. Os carros são a cara de um, focinho de outro….A globalização e a economia de mercado sufocam e enterram talentos e conceitos revolucionários. E entregam o mais do mesmo. Mundo bosta e sem personalidade!

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
10 anos atrás

A Italdesign (o estúdio de Giugiaro) também estava pra falir igual a Bertone mas foi comprada pelo Grupo VW através da Lamborghini (com dinheiro da Audi). Quem sabe algum grupo automotivo asiático a compre. A Pininfarina poderá ser a próxima caso não se cuidar. Lembrando que a Karmann também quase faliu mas foi salva pela VW. Sorte a Bertone.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
10 anos atrás

Em um mundo de carros iguais fará muita falta perde-los.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Muito triste isso!
Cresci vendo e sonhando com os carros da “Bertone”, provavelmente será comprada por alguma empresa chinesa.

Evandro
Evandro
10 anos atrás

É uma pena, espero que encontre uma solução.
Quanto a trilha sonora do video pensei que fosse o Satriani, alguém sabe o nome da musica please ??

alan
alan
10 anos atrás

Belissimos trabalhos, um carro nascer da imaginacao de alguem ate sair da linha de producao e um trabalho imenso! Mas penso que o problema e a decadencia generalizada da Italia, o paiz ta afundando, Roma ja e considerada uma cidade inabitavel pelo caos instalado, uma pena mesmo, mas assim caminha a humanidade!

Gus
Gus
10 anos atrás

Pecado, estamos na era da “identidade familiar” nos carros, quando uma van tem que parecer com o sedan top de linha da marca…..

Fim dos projetos “por fora”, das assinaturas com grife, de seriar o que seria quase um protótipo desenhado por artesões.

Triste isso!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Sou designer e estou muito triste com essa notícia.
Bertone é uma das minhas referências. Pode fechar as portas, pois pra mim é eterno.

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

A Bertone não soube se reposicionar no novo cenário automotivo. Hoje em dia, as tradicionais grandes montadoras preferem desenvolver seus projetos entre 4 paredes. O Giugiaro se juntou à VW, a Pininfarina foi caçar novos clientes na China, e a Bertone ficou sonhando acordada. Pagou o preço. Se acontecer de fechar de vez, vai ser algo MUITO triste.

A crise aqui na Itália é bem pior do que as pessoas imaginam. É um verdadeiro Titanic afundando, e ninguém se salva, mesmo com 100 anos de história.

allan
allan
Reply to  EduardoRS
10 anos atrás

Infelizmente os novos tempos são uma merda.

Victor
Victor
10 anos atrás

Eu nunca entendi muito bem o papel desses ‘studios’ de criação dentro do projeto de concepção de novos modelos. Quero dizer, porque as empresas contratam/contratavam tais serviços terceirizados?

Alex
Alex
10 anos atrás

o negócio é respirar fundo porque essas coisas deixam a gente sem palavras

Túlio Parodi
Túlio Parodi
10 anos atrás

Che peccato!!!

paulo giannella
paulo giannella
10 anos atrás

RAÇA MALEDETTA…

Sanzio
10 anos atrás

O Astra e o Kadett são Bertone?!?! O.o

Aldo
Aldo
10 anos atrás

Espero que não seja o fim. Junto com o Stratos foi feito um buggy que eu gosto muito. E vídeo excelente com som do Steve Vai. Faz um tempo teve uma exposição importantíssima no Tomie Ohtake sobre os estúdios de design da mesma região