PAM-DAM (OU PAN-DAN, OU PÃ-DÃ)

pacemartini

SÃO PAULO (cultura inútil) – Não sei se isso existe ainda no jornalismo impresso. No meu tempo, quando a gente publicava duas fotos lado a lado para comparar alguma coisa, em geral pessoas, chamava de “pam-dam” (a grafia fica por conta da imaginação de cada um; eu achava que era com M no final, mas não sei bem por quê).

Para fazer um bom “pam-dam”, o diagramador tinha de prismar as fotos. A saber: ampliar, ou reduzir, de forma que os rostos tivessem o mesmo tamanho. Os caras tinham uns truques. Cortar pelos ombros, ou fazer o mesmo corte no topo da cabeça. Fotos assim, de rostos, a gente chamada de “bonecos”.

Assim, com as fotos prismadas, tínhamos um “pam-dam” perfeito. Melhor ainda se os perfis fossem os mesmos, mas com ângulos opostos — um olhando para o outro, nunca os dois olhando “para fora”.

massamartiniAchei esta foto do Pace dos tempos de Brabham, e esta de Massa, divulgada ontem. Dariam um ótimo “pam-dam”, se eu soubesse como colocar as fotos lado a lado aqui. Como não sei, fica desse jeito mesmo.

Vale pela lembrança do Moco.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jaime
jaime
10 anos atrás

Ja admiro o Massa pelo o que presenciei na demostracao da Ferrari no Rio,(Fez o pessoal da Ferrari levantar a parte de tras da lona que servia de box, e cumprimentou a todos que estavm por la.), mas se ele usar um Ray Ban , modelo aviator, de armacao dourada durante a temporada e usar no GP Brasil uma replica do capacete do Pace, viro fan.

fred coutinho
fred coutinho
10 anos atrás

É pendant, frances.

Breno
Breno
10 anos atrás

O mussum arrumou patrocínio para o zacarias.

Apache
Apache
10 anos atrás

Espero que o Massa agarre o volante com força desça a bota e aproveite essa chance maravilhosa que o destino lhe reservou. Que sorte a dele. parece que não vai apenas marcas pontos ou tentar pódio…
Não vejo a hora da largada do GP

Israel Franklin
Israel Franklin
10 anos atrás

Quando um piloto faz uma bela ultrapassagem o público aplaude. Quando um jogador de futebol faz um golaço, idem. Então, sou obrigado a aplaudir o Flávio Gomes. Autor de um ‘post’ rico em conteúdo e de uma maneira tão simples.
O talento sempre merece aplausos. Principalmente numa época onde alguns jornalistas mal sabem escrever. Aliás, alguns nem têm ideias.
Eu que nunca me dei bem com a gramática me arriscaria a desafiar alguns por aí.
Aplausos ao Flávio Gomes que põe no bolso um caminhão de jornalistas metidos a besta. Jornalistas que quando lerem a palavra “pam-dam”, vão achar que escreveram errado o nome do urso panda. E irão no Google pesquisar como se escreve “Panda”.

Israel Franklin
Israel Franklin
Reply to  Israel Franklin
10 anos atrás

Flávio que na Verdade é Flavio.. uhauhauh

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

A F1 vivia um momento forte em 77 após os sucessos do Emerson, e Pace era a natural continuidade dessa empolgação. Eu tinha 14 anos e lembro claramente do momento em que ouvi pelo radinho de pilha a notícia da morte do piloto. Bateu um vazio, guardadas as proporções, claro, semelhante ao vazio da perda do Senna…

Luís
Luís
10 anos atrás

Linda homenagem FG

Mário Celso
Mário Celso
Reply to  Luís
10 anos atrás

Perfeita a lembrança do “Moco”, oxalá que o Massa consiga traduzir esta imagem em vitórias e que possamos ouvir novamente com orgulho o hino brasileiro ao final de cada corrida vencida pelo Martíni Bianco.

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Que beleza ver o Massa, assim como a Williams, renascendo das cinzas. Claro, a temporada nem começou, mas a Wiliams tem sim um carro muito bom e, mais do que isso, um carro confiável. Isso é muito importante. Nada adianta neguinho estar 50 segundos na frente e não enxergar a quadriculada no final. Pelo que vi dos testes a Williams tem um carro bastante rápido tanto em voltas lançadas quanto em ritmo de corrida. Se vai ganhar corridas, possivelmente sim, e ficaria muito surpreso se ao menos não emplacassem um trofeuzinho de primeiro colocado durante o ano. Ainda mais com essa pintura linda de morrer. Agora, fiquei muito impressionado com a Force India. Apesar daquele bico horroroso, para mim o mais feio do grid, acho que a ex-Jordan fez um tremendo carro e tem uma dupla de pilotos muito boa, especialmente o Hulk. Vai ganhar corrida(s) esse rapaz neste ano, porque pé pesado sempre teve. Só faltava carro. Agora tem.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
10 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

desejo que o Massa Honre a Estrela de 3 Pontas MB… estampada em seu macacao Mitico Martini …vc sera empurrado muito Forte… Williams/Martini/powered by MB… toma-ra que fale Alto o new FW/MB…e ande somente atras das Factory Flechas de Prata MB…dando PAU ate nas FI/MB…EU ACREDITO !!!!! E POSSIVEL !!!!! go MASSA …e vou torçer para o NASR ter pelo menos 1 chance de correr ainda este ano…valeu.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

FALA CRIATURA! Parece que este ano vai ser bem divertido, não??? Bernie the Verme, o dono do circo e sua parafuseta mágica. ( e suas maravilhosas filhas…) Um abraço!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

e isso ai…meu querido…as Oficias…Flechas de Prata MB 14… vao dar PAU GERAL…HAHAHAHAHAHARSSSS…e suas satelites privadas Williams/MB e FI/MB tambem vao fazer Bonito…vou me divertir vendo isso rolar …toma-ra o Massa/powered by MB… nos de Alegria em 14 ??? valeu..

Robertom
Robertom
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Mitico é a minha sogra…

Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

“Elegantérrésimo”, diria, se por aqui estivesse, o impagável Nick B.

Ficou bacana, e é claro que a Martini mais o clã Williams, chegaram nesse mesmo layout das vestimentas, por causa das lembranças setentistas, e coisa e tal.

Acho que cairia bem a bandeira brasileira ali no mesmo lugar, abaixo do emblema da Mercedes. Mesmo que, neste mesmo lugar da bandeira, hoje estejam os logos da BR e BB, seria só posicioná-los adequadamente.

O carro ficou um primor. Se tivesse o #8 aí sim, arrebentaria a boca do balão.

Só falta ganhar em Interlagos. Quase 40 anos depois, num carro com as mesmas cores ( o que não quer dizer porra nenhuma) a possibilidade fica bem mais plausível.

O massa bem que poderia fazer uma homenagem ao Pace no GP Brasil desse ano hein: pinta o capacete nas mesmas cores, e boa. Ficaria bacana.

Abraço!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Thiago Sabino
10 anos atrás

Pô, Thiago, lança essa idéia da homenagem aí que eu apoio!!!

Thiago Sabino
Thiago Sabino
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

Bora lançar a réxitégui #massacapacetedoPace…haha..

Sei lá, vou mandar algo no tuírer, vai que o Zaca pega a ideia…

Mas que ficaria bacana, o capacetão preto, e a flecha amarela (cheia da mística, lembram?), ah se ficaria….

Thiago Sabino
Thiago Sabino
Reply to  Thiago Sabino
10 anos atrás

Vamos ver, se numa dessa, ele tem a mesma atitude do Kimi, que mandou muitíssimo bem em Monaco (palco ideal) com o casco do James Hunt.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Reply to  Thiago Sabino
10 anos atrás

Flávio ou alguém que tenha contato com o Massa, sugira isso pra ele desde já ou assim que possível, seria sensacional demais.

ewerton souza
10 anos atrás

o massa esta tendo a segunda chance o que e muito raro na f1. agora depende dele

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
10 anos atrás

Flavio, um jeito tosco de fazer, que é o que eu uso: colo as duas fotos no Powerpoint, ajusto o tamanho, deixo lado a lado, tem até umas linhas tracejadas automáticas pra ajudar a alinhar. Aí seleciono as duas, clico com o botão direito nas duas selecionadas e mando salvar como imagem.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
10 anos atrás

Não seria pendant, em francês, Flávio, pronunciado pandã? Pendente? Se não estou enganado, pendant, em francês, são jóias colocada lado a lado num colar… Né isso, não?

yuri
yuri
Reply to  pedro afonso scucuglia
10 anos atrás

A origem é exatamente essa…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  yuri
10 anos atrás

Valeu galera esclarecida!

Joao Eduardo
Joao Eduardo
10 anos atrás

Todo bom Flavio Gomes.
Me manda seu email que ja coloquei as fotos lado a lado.

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Pô Gomes… Cola uma ao lado da outra com o “Paint” mesmo… É uma merda de programa, mas dá pra se virar… heheheh…

Quanto ao Massa, que aproveite esta temporada e meta um “Fernando, Massa is faster than you!” logo em Melbourne!

Paul D
Paul D
10 anos atrás

Tanta gente apostando todas as suas fichas no Felipe…
No melhor dos casos vai acontecer igual a 2009 com o Rubens, melhor carro, apanhou do companheiro e conseguiu terminar o campeonato em terceiro.
E olha que agora a Williams não tem o melhor carro. Ela até pode ir bem na primeira corrida, apanhando da Mercedes e brigando com McLaren e Ferrari, mas no final do campeonato, deve estar em quinto no mundial de construtores…

Robertom
Robertom
Reply to  Paul D
10 anos atrás

Paul profeta :
Favor divulgar os nºs da Mega da amanhã !

Paul D
Paul D
Reply to  Robertom
10 anos atrás

01 – 06 – 14 – 17 – 33 – 36
Mais fácil vc ganhar na Mega do que o Massa o Mundial esse ano.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Tá inspirado eim?? Cheio de fé! Isso é bom. Será uma Vibe legal. Vamos torcer baseados em fatos e não em especulações. Mas que ninguém (quase ninguém ) esperava esta conjunção de fatores…Coisa boa…Muito boa…
Meu problema, pois sei fazer até jornais e sou uma ostra em envio e manipulações, via web. Não tenho tempo….

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

Impossível não torcer pra Williams esse ano.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Vai no Paintbrush e coloca, uai.

Jonas
Jonas
10 anos atrás
TUTA
TUTA
10 anos atrás

Flavio, queria te dizer de coracebo que tu voltou a escrever como nos velhos tempos. Desanalfabetizou-se. Esse post deveria estar em alguma disciplina de jornalismo.
Me empresta mil?

Claudio Soares
Claudio Soares
10 anos atrás

Daqui a pouco vai ter Feng Shui, horóscopo chines e horoscopo ocidental…. sei que não foi esta intenção do FG, mas os comentários ja estão girando para este lado…

Salatiel Neto
Salatiel Neto
10 anos atrás

Estive na vitória do Pace em Interlagos com meu pai e irmão, reta principal em um calor infernal, com cinco anos e nem ligava para isto, lembro que nas primeiras voltas o aerofólio traseiro de um carro que não me lembro quem que estava na frente se desprendeu na curva anterior da do lago. Pace em minha opinião teria todas as chances de vir a ser campeão. Espero que a Willians neste ano nos dê alegrias ……

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
10 anos atrás

Flávio, você é hilário :-)
Confesso que também não sabia a origem deste termo e fui atrás:

pan·dã
(francês pendant, .objeto que faz par com outro)
substantivo masculino
1. [Informal] Combinação de cores, padrões, formas, etc.

fazer pandã
• [Informal] Conjugar ou harmonizar cores, padrões, formas, etc. = COMBINAR, CONDIZER

Winston
Winston
10 anos atrás

Pode dar tudo errado, até porque o massa nunca foi muito bem nos inicios das temporadas, mas que tá com pinta de vitória….. isso tá sim!

Leon Neto
Leon Neto
10 anos atrás

A pintura do carro e o macacão parecem o Herbie de ‘Se Meu Fusca Falasse”…

Andre
Andre
10 anos atrás

a WILLIAMS MERECE..depois de tanto sofrimento e os ultimos anos com resultados pífios.. GO GO GO MASSA….a grande disputa esse ano sera MASSA X HAMILTON sera remake 2008…..sera???

Ricardo Garcia
Ricardo Garcia
10 anos atrás

As perspectivas para esse ano são interessantes para uma F-1 da era dos vídeos games. Há tanta tecnologia embarcada que o trabalho e talento do piloto se resumiram a analisar gráficos e saber apertar vários botões. Correções de problemas de motor (mapeamento) se faz pelo boxe, durante a corrida, por frequência de rádio. Com as mudanças para este ano, entendo que poderemos ter mais competividade e pegas legais nas tomadas de tempo e nas corridas.

Vitão
Vitão
10 anos atrás

Que o espirito combativo do Moco esteja presente no Massa. Pé no porão, menino !

mala
mala
10 anos atrás

Na minha infância, na ZL, tinham os times de futebol e a gente juntava grana para comprar o “fardamento”. Quando ficava bonito, a gente dizia “uniforme de time bom”.
Este macacão, ficou de time bom, que traga boa sorte para o Massa.
Mas vamos ver no que vai dar, a bagaça já vai começar.

Coisinha
Coisinha
10 anos atrás

Alguem podia fazer o PAM-DAM do Massa com o Zacarias :-)

Gustavo
Gustavo
10 anos atrás

Monta as duas fotos em uma imagem só.

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Que legal, e a F1 precisava disso, pois desde que as empresas tabagistas foram proibidas na ultima década, esse retorno da Martini é fantástico!!!

Abraço!!!

Nilton Marcelino
Nilton Marcelino
10 anos atrás

O Pace faleceu em 1977, com 32 anos e o Massa está com os mesmos 32, porém, já que o verbo comparar faz parte do assunto, podemos dizer em que o Pace morreu “mais novo” que o Massa. Aquela pancada na cabeça e a queda dos cabelos está deixando o Massa com a cara do Zacarias!
Brincadeiras a parte, torço sinceramente, para que na pista o Massa renove suas energias e possa conquistar o título que infelizmente, o Moco não teve tempo para conquistar.

Alisson
Alisson
10 anos atrás

Tomara que este ano seja do ressurgimento do Massa. É muito legal de se ver quando um esportista volta ao topo, após uma fase ruim.

Heverton Elias
Heverton Elias
10 anos atrás

Parece que a repercussão foi boa. Ontem tudo quanto era site especializado elogiava a pintura desse carro. Como disse o próprio Massa, tomara que ele seja tão bom quanto é bonito.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Colocava o pann-dann um olhando para baixo e outro olhando para cima.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

A Williams tem obrigação de arrebentar esse ano. Com essa pintura, o 20º ano após a morte do Senna, o Massa motivado e a equipe no lugar certo, com as pessoas/fornecedores certos, a moral do time deve estar nas alturas.

Somem a isso o jejum de títulos de 16 anos. Como dizia algum futebolista que não lembro quem, vão correr atras desse título como se fosse um prato de comida.

augusto
augusto
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Sei se deve essa obrigação toda não, mas desejo já é bom. Só depende se colocou mesmo na reforma gente talentosa dentro, porque apenas assim pode da certo. Acho que ninguém la pensa em ano milagroso. Apenas querem melhorar os processos de desenvolvimento. E deu sorte de começar logo em cima, então não precisa subir, apenas se manter. O que gostei, foi que teve realmente evolução de um teste para o outro neste ano, e se manteve na cola da Mercedes. Massa entendeu isso quando assinou com eles, que a equipe tinha condição de evoluir. Ele usou sua experiencia para acreditar nisso, um pitaco que deu certo. E se a maquina engrenar, tudo correr bem, Massa pode ter não apenas uma única chance, mas outras chances durante esses três proximos anos.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Os macacões de antigamente vinha marcado o tipo de sangue ( Moco A+ )
hoje em dia não vemos mais isso . Por que será ?

Ed!!!
Ed!!!
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Pode ser porque naquela época de tantos acidentes, na hora de fazer alguma transfusão de sangue era mais facil de se identificar!!! Parece besteira mas faz sentido.

yuri
yuri
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

O tipo de sangue segue lá, só que em lugar diferente.
Normalmente colocam na faixa que aperta a cintura do piloto.

Sam
Sam
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Porque não precisa. A equipe médica tem o prontuário de todos os pilotos. Tipo sanguíneo, se tem alergia a algum tipo de medicamento, etc. Com a estrutura da F1, não há necessidade de de escrever tipo sanguíneo em macacão ou carro.

Eduardo Fiorini
Eduardo Fiorini
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Eu acho que atualmente eles já tem todas as informações do piloto para atendimento médico. Antigamente não havia um sistema com essas informações, por isso eles deveriam usar o macacão com o tipo sanguineo.

Z. Dirceu
Z. Dirceu
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

hoje o tipo sanguíneo do piloto está no google…

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

Sou completamente leigo no assunto, mas pode ser que em caso de necessidade eles enfiem direto o tipo O- no piloto…

José Brabham
José Brabham
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

São marcados no cinto de velcro, na altura da cintura

Benicio
Benicio
10 anos atrás

Realmente o desenho do carro e o macacão ficaram ímpares para este ano já que a fórmula 1 adota a algum tempo como mesmice cores de carros e macacões para não fugir do padrão criado por eles próprios. Só faltam carros pretos e prata. Que tal se o Massa colocasse a bandeira do Brasil na frente do macacão? Tem espaço?

Renato F1
Renato F1
Reply to  Benicio
10 anos atrás

Tive a mesma idéia! Põe a bandeira do Brasil no macacão! Espaço é o que não falta!

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Bacana a Martini (e/ou Williams) manter o “desenho” vintage do macacão de seus pilotos em 2014.
Os desenhos dos macacões atuais, que mais parecem colchas de retalhos coloridas, não tem essa elegância.
Mais um ponto para a Williams! Ela está acertando em tudo nesse ano!

E viva o Moco!!!!! Grande “bota” e uma ótima lembrança nessa manhã de Sexta!!!!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

até legal esse lado a lado ai.
mas a comparação que a mídia faz “massa vai vestir macacão igual da primeira vitória bla bla bla…”
e isso quer dizer oq? NADA!!! kkkkkkkkkkkkkk

jose carlos
jose carlos
10 anos atrás

acompanho automobilismo desde a quebra de record do carcara em 1967 e posso afirmar que o FELIPE MASSA esta tendo um momento impar em sua carreira pois ter a oportunidade de correr numa williams que procura por espaco na midia com resultadose ele aprendeu nesta jornada de formula um tudo que tinha que aprender com os melhores do mundo,esta na hora de por em pratica os conhecimentos e FORÇA E SUCESSO nesta bela maquina que nos faz voltar ao passado

augusto
augusto
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

cabra saudoso da gota serena

jose carlos
jose carlos
Reply to  augusto
10 anos atrás

voce esta correto e era numa variante que hoje e a avenida airton senna,fui la com meu pai de chevy 48 pois meu pai era f de carteirinha de dkw e queria ver a quebra do record com motor dkw de 2 tempos